Notícias

Matéria Urgente despede-se com 5 concertos em Dezembro

Depois de ter levado nomes conhecidos e desconhecidos e de ter programado mais de 50 concertos, o ciclo Matéria Urgente da GigRocks! chega ao fim.

O Natal começa mais cedo em Braga, com presentes em formato espetáculo. O Matéria Urgente chega ao fim mas despede-se com pompa e circunstância com concertos de Pussy Lickers, From Atomic, Gator,The Alligator, Summer of Hate e Kurtis Klaus Ensemble em mais um showcase do que de melhor e mais urgente circula pela cidade de Braga.

O arranque é feito no dia 7 com o deboche punk dos Pussy Lickers, que com o pior dos intentos se estreiam na cidade dos arcebispos para abalar as fundações religiosas do burgo. À boleia de First Death After a Blowjob de 2020, a banda albicastrense promete um arranque explosivo para a última rodada do ciclo.

A dia 10 são os From Atomic que sobem ao palco do Café Concerto RUM by Mavy em apresentação de Love Fate Now & Forever, editado precisamente hoje e para alguns, um dos trabalhos discográficos mais interessantes do ano num meio caminho entre a dream pop e o post-punk.

A 23 de Dezembro chegam os Gator, The Alligator encerrando o capítulo Mythical Super Bubble, disco pandémico que rodou de norte a sul do país e até mesmo por uma Europa condicionada, em plena tour Europeia em 2022.

Para o encerramento há dose dupla de concertos. Os Kurtis Klaus Ensemble, chegam do Porto mas bem que poderiam sair da Autobahn digital, tendo em Hanau” um interessantíssimo primeiro lançamento repleto de referências autóctones de um kraut que ganha força e pujança pela manipulação do som in vivo.

Para o final há Summer of Hate, que acabam de lançar Love Is Dead! Long Live Love”, disco de estreia que tem tanto de seminal como de urgente pela bissectriz individual de cada um dos seus membros até à chegada a uma forma geométrica perfeita em formato disco que evidencia todo o interesse e entusiasmo que se tinha e se tem gerado em torno da banda.