Opinião

Duas edições imperdíveis de 2022 da Sulatron Records

Foi a 13 de Maio que saiu o EP Beautiful, de Zone Six. A banda formou-se em 1997 e tem como base o space rock de improviso e este EP não é mais que a celebração dos 25 anos da banda com a reedição de duas faixas feitas precisamente no início da carreia.

Este EP traz-nos dois caminhos por onde podemos caminhar durante mais de 10 min em cada um. Entre florestas encantadas com rituais xamânicos que constroem a densidade sonora que nos abraça com força e uma paisagem que contempla um fim de dia cheio de cores, sabores e sentidos, conseguimos deixar as nossas mentes livres e à mercê das ondas sonoras. Deixando-nos exaustos, no mesmo sítio de onde partimos, mas satisfeitos com a viagem.

Não fugindo à mesma linha sonora, mas desviando-se ligeiramente do trilho, no passado dia 23 de Setembro surge um novo disco de Sula Bassana, mentor de Zone Six, mas desta feita a solo. Nostalgia é composto por 5 faixas melódicas e até melancólicas, com graves potentes e um ritmo constante que, em loop, nos deixa completamente rendidos.

Faixas longas e hipnóticas, com muito fuzz e mellotron cuja densidade nos esmaga o coração. Aqui, o space rock e o kraut ocupam um lugar mais remoto, sendo o psicadelismo melódico o foco principal. Remontando, por vezes, aos primórdios de Pink Floyd. As voz, que raramente está presente nos discos de Sula, aparece nas duas primeiras faixas numa tonalidade que faz entoar, ainda mais, toda a nostalgia que não só dá nome ao disco, como, também, o caracteriza.

A quarta faixa, já com alguma electrónica e sons espaciais, aumenta o ritmo cardíaco e faz-nos mergulhar de cabeça numa natureza mágica capaz de nos enfeitiçar. Os riffs são apaixonantes e completamente viciantes, entrando em nós e ficando a ecoar dentro do nosso ser.

Para terminar, algo catártico, belo e tranquilizante. Nostalgia traz-nos todos os elementos da natureza e é um disco que se deve apreciar de olhos bem fechados e coração aberto.

Podem passear pela nostalgia aqui e adquirir os discos aqui.