Notícias

Disco de estreia de Pedro Branco já disponível

Está disponível, em todas as plataformas digitais, A Narrativa Épica do Quotidiano, disco de estreia, a solo, de Pedro Branco. O disco conta já com três datas de apresentação no país: 15 de junho no âmbito do Festival A Porta em Leiria, 18 de junho no Teatro da Garagem em Lisboa e 23 de junho no Festival Impulso nas Caldas da Rainha.

“A Narrativa Épica do Quotidiano” espelha o período conturbado em que foi criado. Gravado na íntegra no seu quarto de infância, em casa dos pais, em plena pandemia, as canções são despidas à sua essência, navegando por diferentes influências e abordagens, mas tentando manter uma estética homogénea que o ligue no seu todo, com a guitarra acústica a fazer de fio condutor entre as faixas.

Depois de vários discos como co-líder em diversos projectos tais como Old Mountain, EEL SLAP! ou mesmo João Hasselberg & Pedro Branco e uma vasta carreira onde faz parte de bandas como Tiago Bettencourt ou You Can’t Win, Charlie Brown e onde já partilhou palco com artistas tão diferentes como Noiserv, Lena D’Água, Benjamim ou Salvador Sobral, esta é a primeira vez que o artista lança algo totalmente em nome próprio.

Este disco serve como emancipação e um salto para fora de pé. É um resultado de escolhas inconscientes que foram feitas ao longo dos anos, tanto artísticas como pessoais. Não esperava que o meu primeiro disco fosse gravado maioritariamente com uma guitarra clássica, muito menos no quarto em que cresci e onde aprendi a tocar. Mas essa é a beleza da arte, da música e dos seus processos, é ser cristalizada num momento de plena transformação. A pandemia trouxe-me a solidão e a incerteza, a música trouxe-me um porto de abrigo e uma razão.”

O disco foi gravado e misturado por Pedro Branco e masterizado pelo Nuno Monteiro no Bela Flor Estúdios. Todas as músicas e letras são da autoria de Pedro Branco à exceção da música “Cinco Minutos Antes” com música e letra de Pedro Branco Noiserv. Cantam no disco os músicos Tipo na música “A Composição da Fuga” e Noiserv na música “Cinco Minutos Antes”. Os dois vídeos dos dois primeiros singles foram realizados por Salvador Menezes e as capas dos singles bem como a capa do disco são fotografias gentilmente cedidas pela Teresa Lopes da Silva.