Opinião Reviews

Purple Stones é uma viagem quente pelo cosmos na companhia de Centre El Muusa

Com a chegada da primavera, sabe ainda melhor viajar nas ondas quentes do rock psicadélico, ainda mais naquele que vai beber ao néctar puro dos anos 70.

Purple Stones é o segundo álbum da banda da Estónia Centre El Muusa e tem 6 belas e longas faixas com riffs quentes de rock’n’roll, distorções de psicadelismo e muito sol. A primeira faixa, “Pony Road” denota uns riffs com cheiro a The Rolling Stones que se abrem ao mundo encatado do psicadelismo ondulante e distorcido, levando-nos a uma viagem quente por meio de um arco-íris que mescla as cores com o fundo da paisagem. “1978” sensual na sua essência, guia-nos a um baile de perversão em plenos anos 70.

As teclas que vão mostrando timidamente dão um toque de introspeção que se entrelaça com uma extroversão pura e descontraída que nos leva a uma levitação sublime com a última faixa “Pilot On Board”

Purple Stones é um disco onde notamos algumas das coisas que nos fazem sorrir como Jefferson Airplane, Hawkwind 13th Floor Elevator, Quicksilver Messenger Service e até traços suaves de Led Zeppelin. Não trazendo nada de novo, não é algo que nos faça não aproveitar cada nota como eles o fizeram ao néctar precioso do psicadelismo.

A Sulatron Records tem o orgulho de lançar o segundo álbum Purple Stones desta grande banda underground estoniana! A continuação do aclamado álbum de estreia que saiu pela Sulatron há 2 anos. Uma vez mais este álbum é feito por estes 4 músicos, incluindo um dos multi-instrumentistas mais criativos e prolíficos da Europa: Misha Panfilov, famoso pelos seus (principalmente) singles de funk psicodélico instrumental e álbuns eletrónicos de Misha Panfilov Sound Combo (Funk Night Records, EUA), bem como o krautrock jazzístico de Estrada Orchestra (LP Playground foi lançado em 2021 na Sulatron). Volodja Brodsky é co-fundador da banda (e membro da Estrada Orchestra) e mestre no piano elétrico Wurlitzer e sintetizadores espaciais. Além de Monika Erdman no baixo elétrico e Aleksei Semenihhin na bateria.
Centre El Muusa é um quarteto de rock psicadélico estoniano fundado em 2018 (anteriormente chamado de Centre Electronique Muusa). O projeto, que começou como uma dupla eletrónica de vanguarda de Panfilov e Brodsky em 2015, evoluiu para uma banda de rock, quando se juntou a Erdman e Semenihhin.
Gradualmente, a banda transformou o seu som de krautrock de garagem intransigente num psicadelismo mais espaçoso com elementos perceptíveis de ambiente e country-rock, mantendo sua abordagem lo-fi característica para gravar e não evitando riscos.

Gravado e produzido por Misha Panfilov. Masterizado por Jörgen Hermaste.

Podem ouvir e adquirir aqui.