Notícias

Bart Davenport edita Episodes dia 25 de Março

Bart Davenport pode ser uma infinidade de coisas, dependendo da pessoa a quem se pergunta.

Ele foi um mod, um cantor de blues e um trovador de softrock. Ele é um cantor e compositor eclético com a voz atemporal de um verdadeiro crooner. Ele vive e cria música em Los Angeles. Suave e ao mesmo tempo curiosamente feroz, o seu trabalho transporta-nos para um passado ou presente imaginado repleto de odes românticas e personagens enigmáticas. As histórias de Davenport são muitas vezes um reflexo do agora, ocorrendo num mundo de fantasia, mas transmitindo verdades pessoais e universais. Voltando às guitarras acústicas e aos tons pop barrocos dos anos 60, Davenport gravou recentemente 12 músicas novas no seu estúdio caseiro em Los Angeles. Leva-nos numa tour exclusiva de histórias coloridas, tanto cómicas quanto trágicas. O resultado Episodes marca o seu oitavo álbum e sai 25 de Março de 2022 pela Tapete Records.

O novo material evocativo de Davenport oferece-nos tanto uma fuga quanto um comentário incomum sobre os tempos turbulentos em que vivemos. De antagonistas digitais em “Holograms” a oligarcas valsantes em “Billionaires” a um nudista enigmático em “Naked Man”, muitas personagens excêntricas povoam o pequeno mundo engraçado dentro dos versos de Davenport. As vozes são distintamente suaves às vezes, enquanto noutras, um barítono ligeiramente atrevido e mais dramático assume. A sua sensibilidade patenteada feliz/ triste permanece junto com o ocasional acorde de jazz.

Enquanto “Episodes” apresenta Davenport em vários instrumentos, ele não o fez isso. Vários músicos convidados foram cruciais para a produção. A sensação casual do baterista Graeme Gibson enfeita várias faixas, notadamente “It’s You”. O samba “Easy Listeners” tem aquele sabor tropical pelo qual Davenport é conhecido, desta vez auxiliado pelo impecável percussionista Andrés Renteria (Jose Gonzales, Rodrigo Amarante). Enquanto isso, a “Strange Animal” inspirada em Psych turco mostra riffs de órgão futuristas de Aaron M. Olson (L.A. Takedown), que produziu o anterior álbum de Davenport (Blue Motel de Bart & The Bedazzled). Outros companheiros de banda de longa data, Jessica Espeleta (baixo) e Wayne Faler (guitarra), também colaboram neste disco.

Talvez a faixa de destaque do álbum seja a mais silenciosa; o estilo folclórico britânico “Alice Arrives”. A voz e a guitarra outonais de Davenport são habilmente acompanhadas pelo arranjo de cordas original de Dina Maccabee, que se transforma do barroco sério ao moderno e divertido e vice-versa. Isso junto com o som mais pesado e orquestral de “Billionaires” adiciona um toque de hi-fi a um álbum caseiro.

Fotografia – Carlie Kinnear