“Taberna” é o novo single de Inóspita, projeto a solo de Inês Matos. Depois de “Março”, lançada em Junho, chega-nos agora o segundo avanço de “Porto Santo”, disco de estreia da jovem guitarrista lisboeta, que sairá em breve com selo da Xita Records.
Produzida por Primeira Dama, com quem toca desde a adolescência, “Taberna” é um tema folk com estrutura pop, destacando-se pelo dedilhado e pelas melodias “neck end”. É uma ode ao primeiro contacto de Inês com a música, ao início do seu interesse e da sua paixão pela guitarra, aos primeiros passos da sua relação com o instrumento e à influência do seu padrasto.
Foi a primeira canção que escreveu para “Porto Santo”, e foi gravada na ilha que dá nome ao disco. Já se encontra disponível no youtube e bandcamp da editora independente lisboeta:

Inês toca desde tenra idade, tendo passado pela Academia de Guitarra, onde é professora desde os 16 anos, e pela Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. Inóspita é a procura de um compromisso com o formato da canção e de uma abordagem própria ao seu instrumento, privilegiando a narrativa melódica apenas à guitarra.
Vinda de um meio onde a posição do instrumentista-intérprete é quase exclusivamente ocupada por homens, Inóspita é uma lufada de ar fresco no imaginário do guitarrista-solo.

Mais informações:
Instagram

Deixa um comentário