Notícias

everyday 48 em Janeiro; álbum expandiu-se com everydays 46 e 47

Everyday 48 sairá em Janeiro com participações especiais e entretanto o álbum expandiu-se com everydays 46 e 47

A 22 de Julho de 2021, Rui Gaio formalizou o projecto em disco lançando o álbum “365 everydays” no Bandcamp em formato X.P. (eXpanding Play). Embora o YouTube seja a base do projeto audiovisual, a escolha recaiu no Bandcamp porque nesta plataforma um álbum pode ser lançado numa determinada data e depois ir aumentando em número de faixas. O disco estreou-se com 42 faixas, mas continua a crescer, espera-se que assim seja até à 365ª faixa, sempre sem aviso prévio.

Com lançamento previsto para um dia de Janeiro de 2022, o quadragésimo oitavo everyday será especial, chama-se “on the moon” e contará com as participações de Inês Fat na voz e de Fernando Mamede (vencedor do Melhor Videoclipe do Play – Prémios da Música Portuguesa, em 2021) na realização cinematográfica.


Capa do disco 365 everydays. Cover art: Engrácia Cardoso

O projecto 365 everydays

A sete de Outubro de 2019, Rui Gaio experimentou pela sexta vez misturar a sua música com imagem em movimento. Nesse dia decidiu que iria continuar a fazê-lo ininterruptamente, talvez até diariamente (every day). No entanto, o próprio quotidiano do músico impossibilitou uma regularidade tão assídua quanto a desejada, mas, em contrapartida, ofereceu-se enquanto tema e título provocatório para as peças audiovisuais. Trezentos e sessenta e cinco everydays é um projecto audiovisual musical sobre o quotidiano de pessoas e de espaços.

365 everydays (X.P.)   released 22/07/2021
https://ruigaio.bandcamp.com

“No início deste outono houve um festival de papagaios de papel na praia de Carcavelos. Fui apanhado de surpresa, não sabia que estava a decorrer tal evento, também não imaginei que fosse apreciar, afinal, eram só papagaios. Quando me aproximei, apercebi-me que alguns deles tinham mais de três metros e formas maravilhosas. Ao vento ganhavam vida e moviam-se como se de seres vivos se tratassem. Consegui filmar dois deles a voar em formação com o céu azul e as nuvens em fundo. Ontem, não sabendo muito bem que imagens em movimento casariam com uma música que fiz, experimentei meter os papagaios. Casei-os assim em “It’s just one day”, o meu everyday quarenta e sete.”

O perfil dos dois prédios gigantes de Monte Gordo intromete-se na paisagem com a mesma exuberância com que se intromete nas fotografias de verão. Na tele-objectiva ficam tão grandes e dissipados que parecem estar a arder em contraluz, juntamente com as gaivotas e os banhistas. O arpejo do Juno 60 que acompanha o trajecto inexorável do sol, ou da Terra a rodar soa tão antigo quanto aquela paisagem. O pad do Oberheim acende-se pelo meio e torna os tons ainda mais quentes, num tempo que não se conta em subdivisões, experimenta-se até que as notas mais agudas do piano nos refrescam a pele.

Rede
http://www.youtube.com/ruimgaio
http://ruigaio.bandcamp.com

https://www.facebook.com/365everydays
https://www.instagram.com/ruimgaio/