Depois de 29 anos com o coletivo indie/ garage/ beat/ punk/ psych-pop britânico Comet Gain, o cantor/ mentor David Christian pensou: “Por que não fazer um álbum solo?” Afinal, alguns dos seus discos favoritos também são discos solo de pessoas que pertencem a bandas: John Cale, Gene Clark, Julian Cope, Stephen Duffy, Mike Nesmith, Curtis Mayfield, Neil Young… sob o sol da sua nova casa no sul da França, trocada por Londres do Brexit, um álbum de folk rock atemporal foi criado com a amável ajuda de vários amigos em vários instrumentos. A energia e arrogância do som de Comet Gain também podem ser encontradas aqui mas For Those We Met On The Way soa mais elegante, de alguma forma, e parece pertencer mais ao sul da França. Se gostas de ouvir “Robespierre’s Velvet Basement” dos Jacobites e as músicas eléctricas de Bob Dylan “Bringing it All Back Home” e Comet Gain … então For Those We Met On The Way é perfeito para ti!

Fugindo aos gritos do gulag do grupo após 29 anos a manter o doce fracasso a todo custo com o seu grupo Comet Gain (uma mistura de pós-punk, punk de garagem, alma do norte, freakbeat/ psych, álbuns de criação precoce, pop indie, folk rock e outras semelhantes confusões misturadas com filmes, livros, política de esquerda – todas aquelas coisas caindo duma lixeira numa pilha de discos), o compositor/ cantor e bastardo mais velho do gang, David Christian (às vezes conhecido como Feck) escapou para a floresta francesa perto do oceano quando Boris e a sua tripulação raivosa nojenta não estavam a olhar. Depois de pegar nalgumas pinhas, ele decidiu que simplesmente tinha que EXPRESSAR A SUA ALMA INTERIOR. “Foda-se, é melhor eu fazer um disco solo”.

Alguns dos seus discos favoritos eram LPs a solo de pessoas de bandas – John Cale, Gene Clark, Julian Cope, Stephen Duffy, Mike Nesmith, Neil Young, Mark Eitzel, Sandy Denny, Curtis Mayfield, etc. Havia todos aqueles grandes discos solo de Jimmy Camel, Bill Fay etc. e parecia que todo o mundo estava a olhar para trás ou para dentro devido àquela coisa da praga, uma ligação com o que tu amavas ou com quem sentias falta, para dar sentido ao mundo sem sentido do Brexit e praga e todas essas merdas.

O LP foi feito no meio do interior de França num celeiro/ fazenda, propriedade de Mike e Allison Targett of Heist, onde juntamente com o velho camarada e maravilhoso baterista Cosmic Neman (Zombie/ Zombie, Herman Dune), gravaram o disco enquanto as vacas pastavam com o Mike a produzir e os dois Targetts adicionaram vozes, pianos etc. Mais tarde, o grupo de amigos conhecido como The Pinecone Orchestra: James Horsey e Alasdair MacLean (The Clientele), Ben Phillipson (18th Day Of May/ Trimdon Grange Explosion/ Comet Gain), Gerry Love (Teenage Fan Club/ Lightships), Anne-Laure Guillain (Comet Gain/ Cinema Red And Blue) e Joe-Harvey Whyte (Hanging Stars) coloriu tudo com guitarras, vozes, baixo, etc.

Portanto, as premissas do David para o LP começaram bem. Juntar gente boa para tocar no disco… é um disco solo portanto seja honesto, bom ou mau, não podes ouvir nenhum disco antes para evitar roubar alguma coisa (muito difícil depois de anos de “ooh – um dia eu vou ter esse riff!”). Parte do processo estranho de olhar para trás ou tentar registrar uma vida cheia de buracos é que isso é mais fácil de fazer com a ajuda de amigos, lugares, discos. Mas, principalmente, as pessoas que tu conhecias – boas ou más – aqueles fugazes melhores amigos de todos os tempos, cujos rostos tu agora lutas para te lembrar, as paixões que te esmagaram levam-te a perguntar: “como será que a vida deles foi”. Mudar de país faz com que passes por caixas e encontres memoriais – cartas, fotos, todos os tipos de lembranças e algumas muito preciosas, por isso o título do álbum é em homenagem a essas pessoas meio lembradas e desbotadas – aquelas que explodiram no teu coração e depois ficam perdidas para sempre.

O plano era habitar as canções com esses momentos, pessoas, lugares, etc e, de seguida, bani-los docemente – ou como cantado em “Goodbye Teenage Blue”: “You’ve got to break the taboo by singing goodbye teenager blue” para exorcizar o peso da nossa bagagem fantasma – então há músicas sobre o futuro (“On The Last Day (We Spend Together)”), o presente (“In My Hermit Hours”, “Dream A Better Me”) e o passado (a maioria das outras músicas) e “Mum’s and Dad’s and Other Ghosts” que agarra o passado enquanto transmite uma mensagem para o futuro.

Quando um disco tem apenas o TEU nome, tu tentas que seja bom. Sem sombras para se esconder, até mesmo a tua mãe pode ouvir. Os discos solo são (tecnicamente) escritos por compositores, então é melhor tentar escrever algumas canções. Foi isso que David Christian tentou e ele acha que fez bem. Existem baladas de corações partidos, canções longas e sinuosas, canções pop curtas e outras coisas no meio. Guitarras acústicas, pianos, pedal steels, harmonias, bateria maravilhosa… Existem skinheads alcoólatras, eremitas da floresta, gajos californianos, namorados ocas, garotos estranhos a ser atropelados por um carro, pintores que não sabem mais pintar, amigos e fantasmas e amantes e perdedores.

Fotografia – Anne-Laure Guillain

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