Notícias

Tempo de por a matéria em dia: Sunflowers dão o tiro de partida no Matéria Urgente.

Arrancou ontem o Matéria Urgenteciclo de programação que traz mais de 20 concertos a Braga até ao final do ano. O tiro de partida é dado pelos Sunflowers que trazem na bagagem Endless Voyage, LP lançado em Fevereiro de 2020 em pleno periodo pré pandemia.

Com o intuito de promover o circuito indie na cidade de Braga, dando palco aos mais entusiasmantes talentos emergentes, o Matéria Urgente tem lugar no Barhaus, ligando a informalidade dos espetáculos independentes à vibrante fauna musical que ficou sem palco durante a pandemia.

Pois bem, tempo de pôr a matéria em dia e nada melhor do que arrancar com a destruição sónica que normalmente acompanha os concertos do trio portuense.

Outubro é matéria rock.

Com a circulação de espetáculos seriamente afetada desde o inicio da pandemia, o Matéria Urgente pretende colmatar assimetrias territoriais, criando em Braga um ponto seguro e regular para as bandas emergentes nacionais.

Em Outubro podemos contar com o indie rock dos TheVaults, que têm em Swing o seu trabalho de estreia, Cosmic Mass e o seu sci-fi punk com o recém editado Alientation, mas também a electronica densa e rítmica de Mira Quebec e o experimentalismo d’O Manipulador de Manuel Molarinho.

O encerramento será em grande naquele que é o reencontro mais rock da rentrée com o Gumba Lumba Fest, festa de aniversário/festival dos Gator, The Alligator que convidam El Señor, Mike Vhiles e Big Summer para as celebrações de 4 anos da banda barcelense.

O circuito independente em discussão.

Mais que um ciclo de programação, o Matéria Urgente tem um spin off formativo intitulado Conversas Urgentes, onde, em formato talk, se partilham experiências, ferramentas e conhecimentos no sentido de capacitar as estruturas artísticas locais de um conhecimento mais alargado face aos desafios do meio artístico.

No dia 14 está escalada a primeira Conversa Urgente sob o tema Território e Activação Cultural contando com a presença de João Araújo, na qualidade de director artístico do festival Rodellus, João Pereira enquanto fundador da Bazuuca e programador do Braga Music Week e Luís Fernandes, director artístico do Gnration e SEMIBREVE.

As Conversas Urgentes têm entrada livre e serão posteriormente apresentadas em formato podcast para que todos tenham acesso e partilhem das experiências dos intervenientes.