Festivais Reportagens

Souto Rock celebra a história em edição online

O festival de Roriz, em Barcelos, está de regresso de quinta-feira a sábado, em formato online, com mini documentários, fotografias e vídeos de concertos da última edição. O Souto Rock vai resgatar tesouros perdidos na história do festival iniciado em 2005 e trazê-los até às plataformas digitais (YouTube, Facebook e Instagram).

Após um ano de interrupção devido à pandemia, a organização decidiu assinalar a data de forma especial, mas reconhecendo que ainda não existem condições sanitárias para a realização do festival nos moldes habituais. O Souto Rock adaptou-se a esta realidade excecional e vai assumir uma programação exclusivamente online que será divulgada apenas no decorrer do mesmo.

Leonel Miranda, fundador do festival, reconhece a importância de assinalar a data de forma especial. “Com 16 anos de existência, o Souto Rock já é um acontecimento marcante, tanto na comunidade melómana, como na comunidade local. O nosso papel é que estas manifestações de partilha não caiam no esquecimento, porque são mais urgentes do que nunca”, afirmou o organizador. Por isso, o festival vai celebrar a história desta festa rock com 16 anos e com esperança que a música regresse ao Largo de Quiraz em 2022.

O Souto Rock é promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz desde 2005 e pela freguesia minhota já passaram alguns dos nomes mais sonantes da música alternativa portuguesa. Toda a história em www.soutorock.com.

Fotografia (capa) – João Machado