Notícias

Moullinex apresenta novo álbum na Culturgest

concerto de apresentação do novo álbum de Moullinex – Requiem For Empathy, realiza-se em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, no dia 4 de junho, às 21:00, em colaboração com a Ao Sul do Mundo. Será o concerto que marca o início da tour de apresentação do disco, que tem início em Lisboa, seguindo-se o Porto (Casa da Música, no dia 9 de junho) e outras cidades.

Pode uma pista de dança mudar o mundo? Luís Clara Gomes acredita que sim e a análise “da pista de dança como elemento capaz de mudar sociedades” é uma questão que lhe interessa bastante. Depois de um ano em que as relações passaram, na sua maioria, a um plano digital, Moullinex junta ciência e arte para criar empatia entre desconhecidos, nunca deixando de sentir a gravidade que lhe puxa os pés para a Terra e permite o convite à dança nos seus mais variados movimentos e formas. Como diz, “apesar de vivermos numa sociedade cada vez mais digitalizada, ainda precisamos muito de coisas como a presença de seres humanos juntos na mesma sala e a situação de pandemia ainda reforçou mais, para mim, esta ideia de proximidade. Muito difícil de quantificar e de analisar, mas fácil de sentir, se calhar, “empatia” é o termo mais adequado, do ponto de vista humano, para identificar essa proximidade”.

Podem a ciência e a arte criar empatia? E o que significa ser empático? Foi o que Moullinex partiu à descoberta para o seu quarto álbum. Requiem For Empathy parte desta declaração de interesse de Luís Clara Gomes para criar, à sua volta, um laboratório inteiro de experimentação que agora se traduz em concerto, onde, em palco, vamos poder ver o que foi o resultado desta residência artística, que reuniu músicos, artistas e neurocientistas que tentaram ilustrar através da música, um contágio emocional entre pessoas e a arte.

Em Requiem For Empathy, Moullinex volta a dirigir o seu laboratório sonoro olhando para o coração da pista de dança, oferecendo-nos, igualmente, espaços de refúgio para contemplação, mais digital e sintética mas não por isso menos musculada e emocional. Guiando-nos, canções e vozes que exploram os confins do universo pop, trazendo estrelas que uma bola-de-espelhos implícita largará pelo céu da Culturgest, acompanhadas por uma tradução visual, com vídeo em tempo real, um cenário audiovisual também apresentado em estreia, nesta noite.

Com lançamento previsto para o dia 30 de abril, o novo álbum de Moullinex conta com as colaborações de GPU Panic (em Running in the Dark, Inner Child e mais dois temas), Ekstra Bonus (em Ven), Sara Tavares (em Minina di Céu), Selma Uamusse e Afonso Cabral.

Os bilhetes para o concerto, em Lisboa, custam 17€ (preço único) e estão à venda no site da Culturgest e na rede Ticketline.

TECLADOS, VOZES
Luís Clara Gomes aka Moullinex

TECLADOS, VOZES
Guilherme Tomé Ribeiro

TECLADOS
Guilherme Salgueiro

BATERIA
Diogo Sousa

TÉCNICO DE SOM
Hugo Valverde

ILUMINAÇÃO
Gonçalo Oliveira

VÍDEO
Fernando Oliveira

PRODUÇÃO
Ao Sul do Mundo

Mais informação em facebook.com/events/

Fotografia (capa) – Ed Rocha Gonçalves