Notícias

O everyday do senhor Cartuxo

O Sr. Cartuxo gostava de ouvir o silêncio da sua loja em Ourém. Ouvia-o a partir de um canto, ou à porta da rua enquanto esperava pelos clientes. Quando um cliente finalmente entrava, o silêncio destacava cada passo, cada palavra e nem o enorme moinho de café o conseguia substituir por completo.

A Jéssica Baptista filmou o silêncio quotidiano do Sr. Cartuxo para a sua curta metragem “Ver passar as brasas”. Rui Gaio encontrou o filme no Youtube e tomou a liberdade de o adaptar à sua peça ao piano.

Trezentos e sessenta e cinco everydays de Rui Gaio
Trezentos e sessenta e cinco everydays é um projecto musical audiovisual de Rui Gaio. Numa frenética odisseia criativa, a experiência do quotidiano é convertida em peças musicais, combinada com imagens em movimento e imediatamente publicada num canal de youtube. Tendo como base o piano e sintetizadores, estas peças designadas de everydays vão-se avolumando até completar o objetivo utópico de alcançar o número 365.

Até agora, Rui Gaio lançou 30 peças, algumas delas com colaborações como é o caso de Bia Maria na voz, André Matos Cardoso e Jéssica Baptista na realização cinematográfica.

Rui Gaio não exclui a hipótese de compilar algumas das suas peças em disco, estando neste momento a ser produzidos alguns temas. O processo criativo é dinâmico, pelo que a qualquer momento pode ser lançado mais um everyday no canal de youtube:  http://www.youtube.com/ruimgaio

Fotografia (capa) – Fernando Mamede