Notícias

OPA 2020, atuações finais em direto no Instagram OPA

A OPA – Oficina Portátil de Artes é um projeto pedagógico e artístico de raiz intercultural, promovido há mais de dez anos pela Associação Sons da Lusofonia e apoiado pela Vereação da Cultura da CML, que se integra na programação de espaço público preparada pela EGEAC.

A edição OPA – Oficina Portátil de Artes teve início em junho de 2020 com quatro sessões de Warm Up que reuniram alguns talentos que foram participando do projeto, enquanto formandos, ao longo dos anos, como Dimoura, La Familia Gitana, Mynda Guevara, Puto Kara, entre muitos outros. Simultaneamente, decorreu a Open Call que, nesta edição, atingiu números recorde com 65 projetos inscritos oriundos de 11 municípios diferentes da Área Metropolitana de Lisboa.

O número de inscrições na OPA triplicou face ao número de candidaturas recebidas em 2019 e face a estes excelentes resultados, o número de vagas disponíveis para a formação OPA 2020 passou de 8 para 12 de forma a alargar o acesso à formação ao maior número de projetos possível, dando continuidade aos valores base da OPA.

Os 12 selecionados tiveram oportunidade de participar na Formação OPA 2020 que inclui duas vertentes: sessões online e sessões presenciais.

Para as sessões online foram convidados profissionais de destaque de várias áreas que complementam a formação mais técnica, em sala, abordando temas como “Comunicação, Assessoria de Imprensa e Redes Sociais”, “Management e Edições Independentes”, “Distribuição Digital”, “Agenciamento” e “Gestão de Direitos”. Todas estas sessões estão disponíveis de forma gratuita e permanente no canal de Youtube Sons da Lusofonia.

Nos dias 01 e 02 de agosto são apresentados os projetos finais OPA 2020. Seis atuações dos novos talentos OPA 2020 por dia, em direto via Instagram OPA a partir do auditório World Academy, entidade parceira do projeto desde início.

May e DJ Kope são hosts deste evento que marca o fim da OPA 2020 assim como o início do percurso artístico dos 12 participantes: Adilan, Chakuth, Deadflyingthings, F40, Krayy, Kra Z Mic, Noiatt, Noledge, SKB Angola, Sking G & Leo-OFG, Tender Grasp, Zeka.

1 de Agosto, sábado – 18:00
Deadflyingthings
Kra Z Mic
SKB Angola
F40
Noledge
Krayy

2 de Agosto, domingo – 18:00
Tender Grasp
Adilan
Zaka
Sking G & Leo OFG
Chakuth
Nolatt

+info  OPA – Oficina Portátil de Artes

Fotografia (capa) –  OPA – Oficina Portátil de Artes