Notícias

Trezentos e sessenta e cinco everydays de Rui Gaio

Trezentos e sessenta e cinco everydays é um projecto musical audiovisual de Rui Gaio. Numa frenética odisseia criativa, a experiência do quotidiano é convertida em peças musicais, combinada com imagens em movimento e imediatamente publicada num canal de youtube. Tendo como base o piano e sintetizadores, estas peças designadas de everydays vão-se avolumando até completar o objetivo utópico de alcançar o número 365.

Num primeiro ciclo, Rui Gaio lançou 24 músicas que estão disponíveis no seu canal de YouTube. Rui Gaio não exclui a hipótese de compilar algumas peças em disco, estando neste momento alguns temas a ser produzidos nesse sentido, mas, por enquanto, podemos ir acompanhando o processo em http://www.youtube.com/ruimgaio.

Luzes amarelas e verdes é o sexto everyday de uma longa série e vem como referência deste ciclo de temas, porque marcou o momento em que o músico decidiu intensificar a produção musical diária e a sua imediata associação a imagens em movimento. A preponderância do piano, misturado pontualmente com sintetizadores define uma linha estética que tem caracterizado os everydays que se seguiram.

Rui Gaio, residente em Lisboa, estudou no Conservatório Regional de Tomar, a sua cidade natal. Desde então tem enveredado pela pop e pelo sound design. Neste projecto a solo, o músico alia as suas composições a excertos de filmes que vai encontrando no quotidiano e publica-as enquanto peças audiovisuais musicais. O projecto pode ser observado no canal de youtube do autor em http://www.youtube.com/ruimgaio.

+info Rui Gaio

Fotografia (capa) – Rui Gaio