Notícias

Open Call OPA | Arrancaram ontem as candidaturas para a edição de 2020

A OPA – Oficina Portátil de Artes, iniciou ontem, dia 02 de junho, o processo de candidaturas / Open Call direcionado a jovens talentos dentro do Hip Hop na zona da Grande Lisboa que pretendam integrar a edição de 2020.

O formulário para Open Call encontra-se disponível no renovado website OPA  e decorre até dia 22 de junho.

Os selecionados nesta primeira fase, têm acesso a formação musical através de workshops com Francisco Rebelo (Orelha Negra, Fogo Fogo), o saxofonista de jazz Carlos Martins e outros convidados a definir (artistas do universo do Hip Hop português) durante o mês de julho.

No início de agosto, após todo o processo de seleção e formação, os jovens talentos que participam da OPA 2020 terão a oportunidade de mostrar o seu talento, pela primeira vez, ao vivo numa sala de espetáculos, com transmissão em direto através das plataformas digitais OPA e parceiros.

Ainda durante o mês de junho e em jeito de ilustração do caminho que a OPA tem percorrido ao longo dos anos, desde a sua origem, decorrem sessões de Warm Up, também em formato digital.

Estas sessões contam com a participação de alguns dos artistas que tiveram oportunidade de viver e experimentar todo o processo em edições anteriores, como La Familia Gitana, SXR, Máry M, Mynda Guevara e DJ Kope.

As sessões de Warm Up marcam, também, o regresso de Estraca à OPA – Oficina Portátil de Artes. Estraca participou, pela primeira vez, numa edição OPA em 2009 quando tinha apenas 12 anos e uma vontade enorme de dar asas ao seu sonho associado à música. Depois da sua passagem pela OPA, a sua carreira tem crescido e tido enorme destaque na cena hip hop nacional.

As atuações do Warm Up acontecem nos dias 6 e 7 – 13 e 14 de junho, todas com transmissão em direto a partir do  Instagram OPA. Estes concertos além de serem transmitidos de forma digital, acontecem em estúdios de música e espaços ligados à criatividade artística em Lisboa, como Espaço Take.it, Estúdios Namouche, Auditório World Academy e Estúdios Lisbon Sound Society.

O QUE É A OPA 2020? 
A OPA – Oficina Portátil de Artes é um projeto pedagógico e artístico de raiz intercultural, promovido há mais de dez anos pela Associação Sons da Lusofonia que se integra na programação de espaço público preparada pela EGEAC, nomeadamente, para o mês de junho.

A experimentação artística, no sentido de laboratório criativo, é o ponto de partida de um caminho onde a cultura assume um papel central. Abrem-se assim caminhos na criação de manifestações artísticas dos que de tão perto estão tão longe e com menos oportunidades.

Através de workshops dirigidos por profissionais da indústria musical portuguesa, são dadas ferramentas técnicas e artísticas que permitem uma evolução acompanhada e, ao mesmo tempo, um lugar em palcos centrais da cidade. No fundo, garante-se a formação artística de novos talentos através de um acesso a inúmeras ferramentas e profissionais que os prepararam para um futuro mais promissor na área que apaixona os participantes de todas as edições: a música.

Pretende-se desta forma criar uma via de abertura de caminhos entre profissionais, poder local, artistas e palcos, unificando oportunidades entre os bairros e o centro da cidade.

Este ano, a OPA está de regresso para uma edição inovadora, desta vez em co-produção com a produtora / editora NISCHO – Projectos Criativos e com uma agenda de atividades que se estende até ao início de agosto.

Num ano em que se vive uma situação atípica no mundo da música portuguesa, a nova edição da OPA é mais relevante que nunca e esta nova edição conta com várias novidades como concertos de Warm Up, Open Call direcionada aos novos talentos e um novo website que reúne todas as novidades desta edição.

Nos últimos anos, a OPA tem trabalhado com centenas de jovens de diversas origens e bairros da Área Metropolitana de Lisboa.

Parceria Institucional:
EGEAC – Gabinete de Programação em Espaço Público
Câmara Municipal de Lisboa

Parcerias:
Lisbon Sound Society
Namouche
Take.It
World Academy

Media Partners:
Antena 3
Rimas e Batidas

Promotora:
NISCHO – Projectos Criativos

Produção:
Sons da Lusofonia

Direcção Visual:
Midnight Madness Crew

+info OPA – Oficina Portátil de Artes

Fotografia (capa) – OPA – Oficina Portátil de Artes