Notícias

“Could Be Worse: The Musical” com música de PZ e Rodrigo Vaiapraia de 27 de fevereiro a 8 de março no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa

Could Be Worse: The Musical“, um espectáculo do Teatro Cão Solteiro & André Godinho, é apresentado em Lisboa, no Teatro São Luiz, de 27 de Fevereiro a 8 de Março (de Quinta a Domingo).

Com música original de PZ e música original adicional de Rodrigo Vaiapraia (que também participa como intérprete), Rui Antunes e Violeta Azevedo, a banda sonora vai estar disponível esta semana na plataforma Bandcamp.

Could Be Worse: The Musical” tem texto de José Maria Vieira Mendes, coreografia de Sónia Baptista e Gonçalo Egito e conta com a presença em palco de André Godinho, Cecília Henriques, Gonçalo Egito, João Duarte Costa, Mariana Magalhães, Patrícia da Silva, Paula Sá Nogueira, Rodrigo Vaiapraia, e Tiago Jácome.

Neste espectáculo, o grupo faz semanalmente uma reunião de Artistas Anónimos para procurar ajuda daqueles que, tal como eles, decidiram fazer da arte uma profissão e que buscam, numa tentativa vã, deixar de ser quem são e encontrar a cura para o que nunca vai poder curar-se. Um musical que não é completamente feliz. “Podia ser pior”!

Os figurinos de Mariana Sá Nogueira partem de referências teatrais e cinematográficas distintas que se misturam com roupas usadas no dia-a-dia, misturando tempos, géneros e sentidos de época. O artista Vasco Araújo assina a coreografia, um espaço que nos remete para a sala de Huis Clos, a peça onde Jean-Paul Sartre apresenta uma versão existencialista do Inferno. À mistura muita música e um placard cheio de LEDs multicoloridos numa espectáculo que reflecte sobre o papel da arte e dos artistas num contexto de depressão pós-pop.

Com uma colaboração que se mantém desde 2007,”Could Be Worse: The Musical” é o mais recente trabalho e primeiro musical da parceria entre o Cão Solteiro e André Godinho, prosseguindo uma pesquisa de intersecção do cinema com o teatro, onde desta vez há uma abordagem a um dos géneros mais amados do cinema clássico norte-americano: o musical.

Como pergunta Susan Sontag em Film and Theatre, “existe alguma coisa genuinamente cinematográfica?” e, neste caso, existe alguma coisa genuinamente teatral? As peças anteriormente produzidas, no âmbito da parceria entre o Cão Solteiro e André Godinho, exploram diversos pressupostos do cinema e do teatro, desde a relação entre as imagens e a narrativa (3, 2007), passando pela exposição dos mecanismos de construção, desafiando o lugar do espectador (Play The Film, 2011), à reflexão sobre a continuidade de lugar, sequência e montagem (Were Gonna Be Alright, 2017), construído a partir dos efeitos especiais usados nos blockbusters.

Após o espectáculo da noite de 6 de Março, realiza-se uma conversa com os artistas moderada por Maria Sequeira Mendes, Nuno Fonseca e Pedro Faro.

+info “Could Be Worse: The Musical” | Bandcamp “Could Be Worse: The Musical”

Fotografia – Joana Dilão