Opinião Reviews

Vidas cruzadas, Desvios de caminho, Punkito e Ribas no Porto/Post/Doc’19

Nem tudo conseguimos controlar, a vida é tão vulnerável como uma criança acabada de nascer. Ao longo da nossa viagem neste sítio a que chamamos terra passamos por caminhos e desvios desses trajectos que pré definidos ou não, vão contribuir para o nosso crescimento pessoal ou, simplesmente, destruição física. Porque o que não nos mata nem sempre nos torna mais fortes. 

O Desvio é uma curta metragem que retrata dois percursos, duas vidas, dois caminhos. Entre eles não há qualquer relação ou interligação, apenas servem para mostrar que os desvios podem acontecer a qualquer pessoa das mais variadas formas. Não há julgamentos nem maneiras de ver as coisas, há a descrição, em flashes, de episódios de vida. Há a demonstração que não importa a nossa posição na e perante a sociedade para que esse desvio aconteça. 

O Desvio não é apenas uma curta metragem com a mensagem acima descrita. É a imortalização visual, gravada em fita, de um ser muito acarinhado que partiu cedo.
Pedro “Punkito” aceitou entrar nestas gravações com um orgulho gigante. Um orgulho que sempre o acompanhou e, talvez, o tenha caracterizado mais. Este último é aquele que ele sentia em pertencer, defender e ser fiel a um circuito underground onde a música e as convicções pessoais são elevadas e onde pouco é preciso para ser feliz. Pedro era um amante incondicional de punk, ele era a figura performativa do punk! 

Esta curta foi apresentada a primeira vez em Novembro de 2018 com o nome Punk’s Not Dread. Punkito faleceu no passado dia 5 de Junho de 2019 e contou com um evento à sua medida no dia 06 de Julho no Barracuda. 

O punk quer-se rápido e feroz e, por vezes, assim é a vida, sem controlo, a fugir-nos pelos dedos quanto mais forte é a vontade de a viver. Não importa onde, como e a quem!
Punkito fez alguns desvios, Punkito faleceu, mas nunca será esquecido! 

O Desvio é de Tiago Afonso e tem 13 minutos. Vai ser apresentado no dia 1 de Dezembro no Passos Manuel pelas 22h00 antes do documentário Um Punk Chamado Ribas de Paulo Miguel Antunes, um documentário ao qual tivemos o prazer de assistir e comentar no Indie Lisboa’19.