2019 Festivais Notícias Reportagens Super Bock Em Stock

Bruno de Seda, Baleia Baleia Baleia e Gator, The Alligator no Super Bock Em Stock

Nos dias 22 e 23 de novembro, o Super Bock em Stock vai receber alguns dos principais talentos da nova música portuguesa, artistas que garantem o futuro da produção nacional e que testam as convenções de cada género. Um dos principais objetivos do Festival é fazer com que o público seja surpreendido por novas sonoridades em qualquer um dos doze palcos espalhados pela Avenida da Liberdade, em Lisboa. E há três novas promessas da música portuguesa a figurar no cartaz do Super Bock em Stock: Bruno de Seda, Baleia Baleia Baleia e Gator, The Alligator.

Bruno de Seda

Bruno Martins já anda por estas bandas há algum tempo: Equations, José Pinhal Post-Mortem Experience ou Suave Geração são alguns dos projetos do músico. E em 2019 Bruno Martins está de volta como Bruno de Seda.

Segundo o músico David Bruno: «”Bruno de Seda” é o disco que irá aquecer as suas noites frias de inverno como toros de freixo envolvidos por chamas crepitantes, mas ao mesmo tempo é também um disco que o ouvinte desejará a todo o custo para temperar as noites quentes de verão. O que tapa o frio também tapa o calor, por isso deixe o seu coração ser envolvido pelo manto de acordes apaixonados de Bruno de Seda». E é impossível arranjar melhor descrição para as canções de Bruno de Seda.

O seu disco de estreia, homónimo, foi lançado a 10 de Maio de 2019 em formato digital e CD (edição de autor). Deste disco, “que tanto evoca a chuva na areia como as ânsias selvagens dos corações ardentes“, fazem parte nove músicas – e “Além Mar“, “Chuva na Areia” e “Meu Céu, Minhas Máquinas” são alguns dos pontos altos deste registo.

Bruno de Seda é um obreiro da canção, um iniciado nos cantos de Vénus, um inquisidor da sentimentalidade e um inquilino permanente no corpo de Bruno Martins – são facetas para ficar a conhecer melhor em novembro, no Super Bock em Stock.

Baleia Baleia Baleia

Parece que nada nem ninguém nos preparou para os Baleia Baleia Baleia. Nos concertos de norte a sul do país já dava para antecipar toda a qualidade desta dupla portuense. E essa qualidade confirma-se no primeira longa-duração da banda. E o mais provável é que mesmo assim ninguém esteja realmente pronto para aquilo que aí vem.

Nascidos no seio da Zigur e formados por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria), os Baleia Baleia Baleia são um daqueles casos em que apetece dizer que o todo é maior do que a soma das partes. É difícil não devorar este primeiro disco de um trago e levar a passear na mente as letras, melodias e refrões pegajosos de temas que já fazem parte do imaginário coletivo da banda.

Canções como “Sacaplicação” ou “Quero Ser um Ecrã” dissipam qualquer dúvida a propósito da capacidade dos Baleia Baleia Baleia. Trocado por miúdos, o mesmo é dizer que os Baleia Baleia Baleia não estão para brincadeiras e prometem festa a rodos com o seu punk-rock dançável e sempre mordaz.

O próximo encontro está marcado para o Super Bock em Stock e já há uma palavra de ordem: festa, claro.

Gator, The Alligator

Barcelos sempre foi epicentro de algum do melhor rock nacional. Os Gator, The Alligator são a prova viva dessa tradição, marcada pela diversidade e pela qualidade das propostas. Depois de serem um dos finalistas do Festival Termómetro, que se dedica ao lançamento de alguns dos mais consagrados nomes da nova música nacional, como por exemplo Ornatos Violeta, B Fachada ou Noiserv, os Gator, The Alligator são uma das bandas do momento em Portugal.

A energia dos Gator, The Alligator é perfeitamente contagiante, com uma certa ansiedade juvenil a combinar com a distorção do som, deixando o público rendido também nos concertos. “Life is Boring” é o primeiro passo na vida da banda de Barcelos. Representa a repetição de acontecimentos e emoções durante todo o período das suas vidas, tornando-a por vezes previsível, mas matéria-prima para canções.

Influenciado pelo FUZZ e pelo garage rock psicadélico, este registo da banda é uma viagem pelo dia-a-dia de Gator e um ponto de partida para o futuro. Gator, o jacaré hiperativo chegou e está pronto para soltar descargas elétricas em forma de ondas sonoras. Carregado de poderes místicos do fuzz, promete hipnotizar todos aqueles que se submeterem aos seus feitiços na próxima edição do Super Bock em Stock.

Já confirmados:

Michael Kiwanuka, Curtis Harding, Slow J, KEVIN MORBY, Balthazar, Col3trane, Viagra Boys, Sinkane, Ady Suleiman, Helado Negro, MEUTE, Nilüfer Yanya, Orville Peck, HAUTE, Jordan Mackampa, Marissa Nadler, Ghostly Kisses, Gator, The Alligator, Baleia Baleia Baleia, Dream People, Bruno de Seda

+info Super Bock em Stock

Fotografia (capa) – Super Bock em Stock