2019 Festivais NOS Alive Reportagens

Entre novidades e sugestões, eis o nosso roteiro para o NOS Alive’19

Com o passar dos anos, foi-se cimentando como o maior e mais mediático festival a acontecer em Portugal e, como manda a tradição, o segundo fim-de-semana de Julho é fim-de-semana de NOS Alive.

O Passeio de Marítimo de Algés volta a ser o ponto de encontro para todos os amantes de música em Portugal e, como não poderia deixar de ser, o cartaz do NOS Alive fala por si: The Cure, Ornatos Violeta, Jorja Smith, Vampire Weekend, Grace Jones, Thom Yorke, Bon Iver, The Smashing Pumpkins e The Chemical Brothers são apenas alguns dos grandes nomes a marcar presença nesta edição de 2019.

Ontem, dia 8, o NOS Alive abriu as suas portas em antemão para imprensa, e a Música em DX marcou presença. Na companhia de Álvaro Covões (diretor da Everything is New), Rita Torres Baptista (Diretora de Marca e Comunicação da NOS) e Isaltino Morais (Presidente da Câmara Municipal de Oeiras), desvendou-se o véu perante algumas das mais recentes novidades.

Para esta edição de 2019, a grande novidade será um reforço nas tecnologias de ponta que acompanham os festivaleiros: para além de um alargamento de cobertura wi-fi, permitindo maior velocidade na navegação por redes sociais, o NOS Alive prepara-se para ser o primeiro festival a suportar o formato de rede 5G. Esta novidade irá ainda permitir a que seja possível ver-se determinados concertos em directo e com a possibilidade de se trocar de câmaras – “quem preferir guitarras, pode escolher o guitarrista, mas se gostarem mais de bateristas, podem rapidamente trocar de câmara“, esclareceu Rita Torres Baptista – durante o processo.

Depois de Bordalo II, o Palco Comédia do NOS Alive terá Odeith como principal referência artística para a estética de um palco repleto de inspirações egípcias “os egípcios foram o primeiro povo com registos de comédia“, salientaria Jel, repetindo a sua tarefa de curador de um alinhamento em que Ena Pá 2000, Diogo Faro (Sensivelmente Idiota) ou Carlos Coutinho Vilhena serão os principais destaques.

O final desta visita guiada ficaria marcada pelo primeiro concerto oficial do NOS Alive’19: a apresentação do projeto Variações, banda que dá vida à banda sonora do filme auto biográfico de António Variações e que tem estreia marcada para dia 22 de Agosto.

Ao todo, serão mais de 150 (!) concertos ao longo de três dias de música, espalhados por seis palcos, o que leva a que seja praticamente impossível marcar presença em todos. Como tal, a Música em DX elabora uma pequena lista de dez concertos que, na sua opinião, considera como indispensáveis a todos aqueles que rumem a Algés no final desta semana. Dado o seu estatuto como cabeças de cartaz, The Cure, Bon Iver, The Smashing Pumpkins e Thom Yorke não constarão na lista.

DIA 11 DE JULHO

Hot Chip (Palco Sagres, 3h)

São poucas as bandas inseridas no mundo da electrónica cujos ritmos syntm-pop sejam sinónimo DE ‘festança garantida’ como os Hot Chip. Basta recuar a 2016, quando o (outrora) Heineken explodiu de alegria face às sonoridades dos londrinos.

Desde então, a banda lançou este ano o seu mais recente trabalho, A Bath Full of Ecstasy, disco que se situa confortavelmente na dianteira para se assumir como um dos melhores de 2019. Tal como o nome do estupefaciente que lhe dá nome, o sétimo longa-duração dos Hot Chip é viciante e vibrante, soltando a sede de dança descontrolada independentemente de quantas audições já tenham passado.

Em entrevista recente, os Hot Chip confessaram o gosto de tocar em horário tão noturno pelo nosso país, citando a dedicação e energia do público português como principais fatores para o feito. Cabendo-lhes a tarefa de dar a música de dia 11 como encerrada, será que se fará jus ao ditado de que “o melhor fica para o fim”?

ORNATOS VIOLETA (Palco NOS – 20h45)

Ano após ano, o NOS Alive afirma-se como uma das principais referências a nível de festivais europeus. Como tal, os seus headliners têm a tendência em ser nomes sonantes, capazes de atrair as massas. Curiosamente, em 2019, um dos principais pontos de interesse de todo o festival é uma banda bem portuguesa: os nossos Ornatos Violeta.

É dado irrefutável que os Ornatos Violeta revolucionaram a música portuguesa, moldando toda uma geração. Também não seria descabido afirmar que muitas das bandas portuguesas que surgiram no novo milénio têm a banda do Porto como uma das suas principais influências, ou não fossem “Chaga”, “Capitão Romance” e “Ouvi Dizer” alguns dos mais emblemáticos temas do cancioneiro da música portuguesa.

Se em 2000 chorou-se o “Fim da Canção”, a mesma renascerá novamente em: os Ornatos Violeta estão de volta para três concertos especiais. Ora se tratem de fãs que cresceram com Peixe, Manel, Prata e companhia, ou até aqueles que só os descobriram depois, a comunhão entre ambos com estes amigos de velha data será em frente ao Palco NOS.

SHARON VAN ETTEN (Palco Sagres, 18h50)

Cinco anos nem é assim tanto tempo no que toca a intervalos entre discos. Porém, a coisa muda de figura quando o nome em questão é Sharon Van Etten, um dos nomes mais entusiasmantes e talentosos do panorama indie atual.

As emoções de Sharon Van Etten são uma parte crucial nas suas canções; há raiva com “Serpents”, esperança em “Every Time The Sun Comes Up”, nostalgia em “I Love You But I’m Lost” ou o arrependimento de “Give Out”. Remind Me Tomorrow, novo disco, veio dar continuidade a essa aventura por sentimentos, isto num percurso que levou a artista a expandir os horizontes musicais. Em suma, mais um tiro certeiro na carreira.

Depois de ter encabeçado o (antigo) Vodafone Mexefest, em 2014, o timeslot que lhe coube no NOS Alive tem o seu quê de estranho, é um facto, com a vontade de perdermo-nos na intimidade de Sharon Van Etten a esbarrar na luz diurna de Algés. Todavia, no que toca ao esplendor das suas canções, esse permanecerá imaculado. E lá estaremos para o comprovar.

DIA 12 DE JULHO

GOSSIP (Palco NOS, 1h)

Diz o ditado que “não há duas sem três”. Depois de terem marcado presença em Algés nas edições de 2008 e 2010, os Gossip estão de volta ao NOS Alive.

Sete anos após o hiatus que ameaçou o fim da banda, a trupe de Beth Ditto, Brace Paine e Hannah Billie regressou ao ativo para uma tournée especial pela Europa. 2019 marca o décimo aniversário do emblemático Music For Men, motivo que deu origem ao revival e onde está implícita a apresentação do mesmo na íntegra, como os temas “Love Long Distance” e “Heavy Cross”.

Quase não acreditamos que já se passaram 10 anos desde o lançamento do Music For Men! Estamos muito entusiasmados por nos reunirmos com os nossos fãs. Sentimos falta de tocar estas músicas e de nos contactar com multidões incríveis e inspiradoras. Vai ser incrível, com certeza. Não vemos a hora de vos ver em Julho!”, comunicaram os Gossip. O mote está lançado.

GRACE JONES (Palco Sagres, 24h)

Todos os anos há uma estreia impactante no festival de Algés, onde os nomes emergentes são a norma. Porém, a edição de 2019 trocou-nos as voltas e apresenta em primeira vez por Portugal a diva Grace Jones, uma das mais bem-sucedidas artistas de todos os tempos.

Seja no mundo da música, do cinema e até da moda, a longa carreira Grace Jones tornou-a numa figura inconfundível. Musa de Andy Warhol, o artista plástico americano que impulsionou o movimento pop art, a artista foi pioneira do new wave, somando êxito após êxito numa carreira com mais de 40 anos.

Hurricane, último disco de Jones e que data de 2008, será o grande foco da noite, mas não esquecendo os clássicos de outrora, como a sua aclamada reinvenção de “La Vie en Rose”, de Edith Piaf. Estão reunidas todas as condições para que Grace Jones seja a principal estrela de dia 12 de Julho e, quiçá, do festival inteiro.

VAMPIRE WEEKEND (Palco NOS, 23h)

A última passagem dos Vampire Weekend por Portugal data de 2013, tempo em que ainda era a Optimus a dar nome ao festival de Algés. Nessa altura, o palco secundário foi demasiado pequeno para os acolher, mas o ‘erro’ não se repetirá em 2019: desta feita, os americanos têm direito à porta grande do NOS Alive.

O caminho para este regresso a palco lusos foi, no mínimo, conturbado: foram seis longos anos de espera. Pelo meio, muita coisa aconteceu na vida dos Vampire Weekend, como a saída de Rostam Batmanglij da banda e as aventuras por projetos paralelos dos restantes membros. Todavia, a experiência que resultou dessas aventuras solidificou as aptidões da banda enquanto músicos, com Father of The Bride a ser fruto desse ‘treino’.

De volta às origens, isto é, de volta à produção de clássicos indie instantâneos, Ezra, Chris e Baio embarcaram numa extensa tournée onde Portugal não poderia deixar de ser ponto de visita obrigatório. Passando de três para sete músicos em palco, todos os ínfimos detalhes de Vampire Weekend vão passar por Algés, naquele que se prevê como um registo de best of. Vamos matar as saudades?

DIA 13 DE JULHO

IDLES (Palco Sagres, 20h30)

Vimo-los o ano passado pelo NOS Primavera Sound, em estreia pelo nosso país, e seria generoso dizer que estavam lá cerca de 200 pessoas. Meses depois, o Lisboa ao Vivo esgotou no regresso. Em questão de meses, os IDLES tornaram-se num fenómeno e Portugal não quis perder esse comboio.

A questão que se coloca é: o que é que se passou? Não somos bruxos nem nada que se pareça, mas algo nos diz que Joy as an Act of Resistance, considerado por diversos meios como um dos melhores de 2018, tenha tido o seu quê de culpa. Ao longo de quarenta e poucos minutos, os IDLES conseguiram transmitir através do seu punk guerrilheiro toda a raiva e frustração que paira na classe trabalhadora de uma Grã-Bretanha marcada pelo Brexit.

Prevê-se ambiente caótico por baixo da pala do Palco Sagres ao som de um punk que não grita por anarquia, mas sim pela união. Quem o faz são os IDLES, uns tipos que estão lentamente a mudar o mundo e terão no NOS Alive mais uma oportunidade de caminhar perante essa revolução.

MARINA AND THE DIAMONDS (Palco Sagres, 22h15)

Tornou-se nossa conhecida quando assinava por Marina and the Diamonds. Em 2019, os sufixos de Marina Diamandis perderam-se e a artista passou a dar cara como apenas MARINA. Com esta nova faceta veio também novo disco, Love + Fear, e com ele nova passagem por Portugal.

Love + Fear marcou uma enorme mudança em Marina Diamandis, ou não fosse este um trabalho bem mais simplista que os anteriores, motivo que a levou a encurtar o nome artístico e a apostar mais na sua própria identidade como Diamandis. Curiosamente, e em efeito contrário, o espectáculo ao vivo de MARINA passou também ele a ganhar uma nova vida, apostando mais em cinematografia, dançarinos e afins da pop. Paradoxal? Sim. Curiosos para ver como se desenrola o confronto? Bastante.

O lançamento de novo álbum de MARINA é, na opinião da própria, o marcar de uma nova era, reinventando-se em todas; se Portugal acolheu-a na 1ª e 2ª (Paredes de Coura e artista de apoio a Coldplay no Estádio do Dragão), o mesmo não aconteceu com a 3ª. Como tal, a antecipação no próximo sábado é a de um concerto a valer por dois. Será que assim será?

THE BLAZE (Palco Sagres, 2h30)

Se algo que nos fascina no mundo da electrónica é como se trata de um estilo musical onde mal se passou da sua superfície: há todo um leque de hipóteses por explorar. Seguindo esta linha de pensamento surgiram os The Blaze, uma recente dupla cujo talento levou-os a encabeçarem o ano passado o Vodafone Paredes de Coura, feito incrível quando se tem em consideração que nem o primeiro disco tinha sido lançado.

Oriundos de França, berço dos emblemáticos Daft Punk e Justice, Guillaume e Jonathan Alric cruzam deliciosas sonoridades electrónicas com brilhantes criações cinematográficas, onde a energia dos ritmos e dos beats se unem na perfeição a criações visuais feitas de raiz para cada tema. O burburinho perante The Blaze é tanto que “Territory” e “Heaven” podem ser ouvidas como bandas sonoras de alguns anúncios de televisão.

É certo e sabido que os The Chemical Brothers são considerados como os ‘pais’ da música electrónica, tendo dado descendência a mil e outros projetos dentro do estilo. Enquanto a dupla de Manchester mostra o melhor de 30 anos de carreira no Palco NOS, os The Blaze farão a festa no Sagres. Estaremos perante a passagem de um testemunho?

MENÇÃO HONROSA

VARIAÇÕES (Dias 11/12/13, Palco EDP Fado Café, 23h30/24h/24h30)

“Variações”, o filme auto biográfico de António Variações, promete ser uma das grandes películas portuguesas deste ano. Apesar de só estrear em Agosto, o NOS Alive preparou uma antevisão especial do mesmo: a presença da banda Variações, a mesma que dá alma e corpo às canções do filme.

Sérgio Praia, o ator que dá vida a António Variações, junta-se aos músicos Duarte Cabaça, David Santos, Vasco Duarte e Armando Teixeira para interpretar alguns dos temas que farão parte da banda sonora, como “O Corpo é que Paga”, “Toma o Comprimido” ou a emblemática “Canção do Engate”.

+info em www.nosalive.com