2019 Concertos Festivais NOS Alive Reportagens

Y.azz e b-mywingz são as grandes vencedoras da 6ª edição do EDP Live Bands Portugal

O EDP Live Bands, o concurso de bandas amadoras que premeia os vencedores com a possibilidade de subirem ao Palco Sagres, no NOS Alive, encontrou as vencedoras para a sua 6ª edição: y.azz e b-mywingz.

Mariana Prista, natural de Oeiras, e Margarida Adão, Campo de Besteiros (Tondela), reuniram o consenso de um célebre painel de jurados e asseguraram presença naquele que é o um dos mais mediáticos festivais do país. Contudo, a história da dupla não ficará apenas por Algés: a vitória assegurou ainda a oportunidade de gravar um disco com a Sony Music, um videoclip e o direito a tocar no Mad Cool Festival, em Madrid. Para a ocasião, e uma novidade face ao ano passado, Tiago Bettencourt juntou-se ao painel de jurados.

A final fez-se na passada sexta-feira, na sala de concertos do LX Factory. Com a sala bem recheada, onde apoio não faltou aos artistas a concurso, Bocomoco, CATE, Democrash, Duo Ventura & Pitomba, Francisco Primeira & Os Algazarra e Vasco Vilhena mostraram que a competição de y.azz e b-mywingz era forte e repleta de talento.

Para a final, o EDP Live Bands conseguiu reunir seis artistas versáteis, em que a vitória poderia tombar para qualquer lado.

Bocomoco, dupla constituída por Adolfo Lothar e Yago Oliveira premiou o serão com a energia e imprevisibilidade que tão bem caracterizavam os blues e o jazz que reinavam na década de 60 e 70. Cheios de energia e de ginga, o LX Factory não ficou indiferente à sua pinta.

Em ritmos festivos, esteve CATE, que é como Catarina Bessa assina no mundo da música. Oriunda do Porto, mostrou um mundo que une soul a R&B e que contamina de imediato todos os presentes a baterem pé face à sua sonoridade.

Com a atitude punk a transbordar por todos os lados, coube aos Democrash representarem os sons mais ‘rockeiros’ da noite. Já com alguns trabalhos lançados, o quinteto instaurou a barafunda pelo LX Factory, deixando muito membros do público curiosos em conhecer melhor o seu trabalho.

João Ventura e Rogério Pitomba são Duo Ventura & Pitomba. Naturais do Brasil, esta dupla trouxe um vasto leque de influências brasileiras inseridas na sua sonoridade, sobressaindo o amor genuíno que ambos nutrem pela arte a que chamamos de fazer música.

Cantando na língua de Camões estiveram Francisco Primeiro & Os Algazarra. Fazendo jus às descobertas do ilustre autor de “Os Lusíadas”, o grupo visita inúmeros estilos na sua sonoridade, deliciando-nos as suas canções de gosto fácil e rápido.

Por fim, e ainda em belo português, esteve Vasco Vilhena. Encantando com o seu piano, o artista premiou pela frescura da sua sonoridade, implementando uma certa melancolia pelo LX Factory que em tudo teve de bela.

Enquanto os júris apuravam quem merecia levantar o troféu, houve ainda tempo para se ouvir o vencedor do ano passado, CHURKY. Depois de ter subido ao palco do NOS Alive e do Mad Cool Jazz, o cantautor apresentou-se no EDP Live Bands para apresente temas do seu mais recente disco, É, fruto da vitória do ano passado.

A competição era forte, sem dúvida, mas no fim a sorte sorriu a y.azz e b-mywingz, cuja música experimental sobressaiu perante todos os finalistas.

Agora, é aprender a dizer o nome da dupla até os dias 11, 12 e 13 do NOS Alive, onde o Palco Sagres será a sua estreia por as andanças que são estes grandes palcos. Muitos parabéns, Mariana e Margarida!