Concertos Reportagens Sem categoria

Efemeridade com Jacco Gardner

Foi através de um indie pop com contornos psicadélico, que Jacco Gardner ganhou notoriedade no passar dos últimos tempos. Houve, inclusive, quem considerasse o músico holandês como uma autêntica lufada de ar fresco.

Na tentativa de continuar a destacar-se de um meio que prima pela inovação constante, Jacco Gardner surpreendeu tudo e todos com o seu mais recente Somnium, um trabalho em que o músico se desprende totalmente do seu icónico estilo e abraça uma nova faceta: a electrónica experimental.

Sábado passado, mais concretamente no dia 13 de Abril, este novo projecto de Jacco Gardner foi apresentado, na íntegra e em exclusivo, ao público português, enchendo o Teatro Ibérico para a ocasião.

Apesar de se autoproclamar como um teatro, a verdade é que a arquitetura da sala era algo reminiscente a uma casa; quiçá a escolha do local não esteja relacionada com a relação entre Jacco e Portugal, ou não tivesse o músico tomado o nosso país como residência.

Fundamentando esta premissa, veio o convite do manager do artista em convidar membros do público para que se dispusessem pelo próprio palco, rodeando o vasto cardápio de utensílios electrónicos – teclados, sintetizadores, … – que se encontravam no centro.

No momento em que o Teatro Ibérico imergiu pela penumbra, nunca mais encontrou o caminho para a claridade. Em vez disso, a sala percorreu a mente de Jacco Gardner; naquele momento, o véu que nos privava de conhecer a intimidade do holandês cessou de existir.

Ao longo de 45 minutos, Jacco Gardner abriu as portas pelos mistérios de Somnium, com a plateia do teatro Ibérico a apaixonar-se por tão belas epopeias. No meio dos feixes de luz, a mesa de Jacco revelava a presença de María Pandiello, revelando-se como peça fulcral nesta orquestra de sons electrónicos, que suscitava todo o Teatro Ibérico a viajar pelo mundo de Jacco Gardner.

Graças ao esforço repartido entre Gardner e Pandriello, cuja colaboração levou a que a recriação de Somnium fosse imaculada, a sala imergiu por um estado de transe intenso, transparecendo a ideia que 45 minutos fossem, na verdade, umas efémeras duas horas. E, fossem mais quatro ou mais seis, a beleza daquela instância não levaria ninguém a querer sair mais cedo.

Galeria completa do concerto Jacco Gardner