Notícias

Gyedu-Blay Ambolley, o pai do “Simigwa Highlife”, estreia-se em Portugal

O B.Leza recebe, a 20 de Fevereiro, o lendário e multipremiado Gyedu-Blay Ambolley numa estreia absoluta em Portugal. Depois de passar por vários festivais europeus, como o Le Guess Who?, o  músico do Gana sobe ao primeiro palco português acompanhado pela banda Sekondi para um  espectáculo impressionante.

Gyedu-Blay Ambolley, reconhecido como um génio da música Africana, sempre se apresentou ao mundo como crítico à corrupção, desigualdade e ao neo-colonialismo, com uma mentalidade pan- Africana. No panorama musical, explodiu na década de 70 com o “Simigwa-Do”: um tema musical que funde o afrobeat com o funk e o jazz. Actualmente, o músico, compositor e produtor ganês conta com 30 álbuns em seu nome.

Ambolley deu os primeiros passos enquanto baterista e guitarrista, passando ainda pelo baixo, para depois se tornar um ilustre vocalista que adicionou o saxofone à sua lista de instrumentos. “Simigwa” foi um dos álbuns mais inovadores do músico ganês, lançado pela editora Essiebons (1978). Este trabalho fez de Blay Ambolley o fundador da “Simigwa Highlife”, conhecido, desde então, como o “Simigwahene” (O Rei do Simigwa).

The Message“, um tema gravado com a banda Zantoda Mak III, alterou o rumo da música do artista do Gana. A partir da década de 80, instrumentos electrónicos ganharam um maior peso nas suas experiências musicais. O resultado foi uma mistura impressionante do Highlife e do Funk com sons vanguardistas provenientes dos sintetizadores e das vozes conscientes. A nova música de um inquieto génio começava a empurrar os limites do Highlife para uma nova era.

Gyedu-Blay Ambolley recebeu, ao longo da sua carreira, vários prémios de prestigio, como por exemplo o “Life-time Achievement” no Ghana Music Awards, em 2013; o “Lifetime Achievement” pela Universidade de Medicina Charles R. Drew e Ciência na Califórnia e, ainda, um prémio pelo Estado da Califórnia por colmatar a lacuna entre África e a música Afro-americana.

Gyedu-Blay Ambolley sobe ao palco do B.Leza com a banda Sekondi, protagonistas no mais recente álbum,”Ketan”, lançado em 2017 pela Agogo Records. Em Julho de 2018 lança novo EP “Message” pela Analog Africa.

Pela primeira vez, o público português vai apreciar a capacidade do músico em combinar um som e uma melodia únicos com letras inteligentes e movimentos característicos da África Ocidental. Uma originalidade e autenticidade que transcende qualquer categoria musical. O Warm Up e After Party ficam a cargo dos Irmãos Makossa e a Afromats Crew (DJ Set). Os bilhetes estão à venda pelo valor único de 15€.

+ info B.Leza

Fotografia (capa) – Gyedu-Blay Ambolley