Depois de uma passagem arrebatadora de 8 concertos no Brasil, e da apresentação do disco em Moçambique, Selma Uamusse anuncia os primeiros concertos de “Mati” em Portugal. Lançado em Setembro, o disco entrou de imediato para os Tops nacionais. Poucos meses depois, “Mati” esgotou a primeira edição e a segunda edição começa a saltar à vista. Agora é a vez de Portugal mergulhar nas raízes Moçambicanas de Selma Uamusse.

Nos meses de Fevereiro e Março do próximo ano, as salas portuguesas vão receber o furacão Selma, que soa a uma explosão de géneros, para a tour de estreia de “Mati” em Portugal.

No seu disco de estreia, Selma Uamusse, a voz do gospel, da música soul, do jazz e até do rock’n’roll, aventura-se pelos sons tradicionais de Moçambique. “Mati” é um manifesto pela harmonia procurada no mundo que nos rodeia. Isto é, apela ao aceitar o lado positivo no que, por vezes, tem tudo menos de bom, ao mesmo tempo que provoca em quem ouve um discurso de intervenção e de luta pela transformação numa sociedade menos distorcida. Em termos sonoros, é simplesmente uma lufada de ar fresco em todos os sentidos, onde a cantora se abastece de sons e partilha a sua identidade.

Até há pouco tempo, a música de Selma Uamusse respeitava outros estilos, bem distintos dos sons oriundos do seu país natal. Daí surgiu esta busca assumida pelo que a fez ser a pessoa e artista que é hoje. Em visita física e, também, espiritual a Moçambique,Selma Uamusse concluiu que, mais do que assumir a tradição moçambicana como sua, a artista precisa de inventar uma outra forma pessoal de se relacionar com essas mesmas raízes. Assumiu, por isso, as letras em changana e em chope, integrou na sua música instrumentos tradicionais como a timbila e a mbira, e construiu uma música que, curiosamente, é tudo menos uma replicação de sons típicos de Moçambique.

A carreira de Selma Uamusse ficou, nos últimos anos, marcada pelas colaborações com os mais variados músicos e artistas portugueses, nomeadamente Rodrigo Leão, Throes+The Shine, Moullinex, Medeiros/Lucas, Joana Barra Vaz e Octa Push. Uma verdadeira artista que pisa, também, os palcos do teatro e prende a atenção na tela dos cinemas.

A tour de apresentação de “Mati” em Portugal vai passar pelo Theatro Circo (Braga) e Cine-Teatro Avenida (Castelo Branco) a 1 e 2 de Fevereiro, respectivamente. Já em Março, Selma Uamusse vai estar no LUX (Lisboa), Casa da Música (Porto) e Casa da Criatividade (S. João da Madeira), a 7, 8 e 9 de Março, respectivamente.

+info Selma Uamusse

Fotografia (capa) –  Vera Marmelo

Deixa um comentário