Festivais Reportagens

Sunburst Noise Edition’18, atravessar o Tejo é um privilégio

A partir de amanhã, as noite de Almada voltam a ter um novo alento com mais uma edição do Sunburst Noise Edition. Este ano com um cartaz um pouco mais alargado, durante três noites poderemos ver algumas bandas portuguesas no palco do Cine Incrível, onde iremos também assistir a uma estreia internacional.

Na noite do dia 8 de Novembro, terá lugar a festa de warm up onde irão actuar os portugueses Parpar, um duo de sonoridade bastante invulgar, composto por um saxofone e uma bateria, um momento totalmente apropriado para quem gosta de surpresas e coisas inusitadas como a sonoridade nada convencional dos Parpar.

A noite de sexta feira já vai trazer quatro bandas ao palco; Moon Preachers que no seu primeiro album, “A Free Spirit Death” navega entre o garage rock, o punk e algumas incursões por alguns elementos mais ligados ao psicadelismo; os Sun Mammuth, trio oriundo da zona do Porto que se dedica a um poderoso  e denso stoner; os Then They Flew  e a sua intensidade instrumental. A noite termina com os dinamarqueses Mythic Sunship que se estreiam este ano em Portugal com algumas datas. Este quarteto gosta da improvisação e da exploração das sonoridades mais atmosféricas, mas nos últimos dois registos; Upheavel no inicio deste ano e mais recentemente Another Shape of Psychedelic Music voltaram a surpreender quem os segue desde Celestial Disturbance ou Ouroboros.

A segunda noite de festival traz ao palco os Desert Mammooth, banda de Almada que compõe autênticas viagens pela paisagem sonora dentro do stoner e do psicadélico; os Urso Bardo, também uma banda instrumental mas com uma vertente mais negra e densa e que se afirmam como estando completamente enraizados em sonoridades envoltas em melancolia e saudade; os Verme e os Lonthra encerram a noite de sábado.

Uma iniciativa mais ou menos virada às sonoridades do stoner e do psicadélico com lugar para outras sonoridades um pouco fora desse espectro, que irão decerto proporcionar um fim de semana diferente para os que se decidirem pelo passeio por Almada ou até Almada.

+info em facebook.com/events/168290770504900/