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Ricardo Dias Gomes, membro da banda de Caetano Veloso, lança disco com colaboração de Arto Lindsay

Ricardo nasceu em 1980 no Rio de Janeiro no meio duma família de músicos: o pai é trompetista de jazz, Guilherme Dias Gomes, que tocou e gravou com o ganhador do Grammy Ivan Lins, músico brasileiro do género pop-rock; o tio Alfredo Dias Gomes, um exímio baterista de rock drummer que tocou e gravou com o lendário Hermeto Pascoal; e a tia Denise Emmer é violoncelista clássica fundadora da respeitada orquestra de câmara Camerata Dias Gomes.

Aos 10 anos o piano foi a porta de entrada de Ricardo na exploração musical e na adolescência construiu um estúdio no seu quarto usando os equipamentos não utilizados do pai enquanto tinha aulas de piano clássico e jazz. Ricardo fez um bacharelato em arranjo musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro até que aos 20 anos se cansou do aspecto cerebral dos estudos. A fim de desenvolver um modo mais visceral e físico de fazer música, escolheu o baixo eléctrico e passou os vinte e poucos anos a experimentar. Pelo meio dos anos 90 era conhecido na cena musical do Rio de Janeiro pelo seu jeito único e original de tocar graças às colaborações com músicos como Lucas Santtana e Nina Becker até formar a banda Do Amor com os amigos mais próximos. Lançaram três discos aclamados pela crítica: “Do Amor” (2007), “Piracema” (2013) e “Fodido Demais” (2015) que os posicionou como pioneiros na cena indie latino Americana tocando pelo Brasil e também Londres, Barcelona (Primavera) e Portugal (Mexefest).

Foi em 2006 enquanto gravava o disco de estreia “Do Amor” que Ricardo recebeu uma oferta que não poderia recusar: o artista ícone e fundador da Tropicália, Caetano Veloso, convidou-o a trabalhar num ousado novo projecto. Ao lado do seu companheiro de Do Amor, Marcelo Callado e o também já amigo Pedro Sá, Ricardo tornou-se membro da Banda Cê de Caetano Veloso. Pela década seguinte, Banda Cê trabalhou com Caetano para forjar um som unicamente experimental, pós-tropicália, que acompanhou Caetano ao atingir seu ápice criativo como das aclamadas gravações dos anos 60 e começo dos 70, recolhendo um extraordinária aclamação internacional com os discos “” (2006), “Zii and Zie” (2009) e “Abraçaço” (2012). Os três lançados pela Nonesuch, têm a marca de Ricardo e da Banda Cê firmemente tecida no som espinhento e pós-punk. Ricardo realizou um bom número de tours mundiais com Caetano e a Banda Cê: “Estar perto do Caetano por uma década foi das mais inspiradoras experiências artísticas,” diz, “a coragem e a honestidade tão presentes nas suas canções e na sua performance teve impacto imenso na minha carreira solo”.

No inverno de 2015 a seguir a última tour com Caetano, Ricardo estava preparado para um novo desafio: “Aluguei um quarto em um estúdio e mergulhei numa rotina de solitude, tocando e experimentando com sons e compondo músicas.” O sabor íntimo e experimental desse novo material foi uma viagem de volta à adolescência, às experiências no quarto home studio. No fim desse ano gravou “-11” tocando todos os instrumentos e confiando somente nos próprios instintos para escolher os rumos a seguir: “-11 se caracteriza por um confronto com meu passado e a aceitação das minhas próprias limitações”.

Ricardo lançou “-11” por conta própria no fim de 2015 agradando importantes formadores de opinião de Londres a Nova Iorque, Chicago a Milão. The Wire publicou uma página inteira com uma crítica incrível dizendo “-11” recalls other rough and ready highly personal solo debut albums by Laetitia Sadier and Money Mark”, também o RVNG agarrou o LP para distribuição nos EUA apontando: “intimacy is conveyed through a hushed human voice, meticulously controlled drone, and a dedicated finger-picking of the guitar and plucking of key(s).”

O jornal de notícias seminal italiano Internazionale marcou “-11” como um dos “dez álbuns que você perdeu em 2016” descrevendo-o “como um álbum original de folk tropical psicodélico diferente de qualquer outro que você pode ter ouvido este ano” e “-11” entrou na lista de Peter Margasak do Chicago Reader dos melhores 30 álbuns do ano louvando-o como “weirdly hermetic sound world, alternating between tender, introspective ballads, rude electronic grooves, and dissonant ambience”.

Durante o outono de 2016 Ricardo ando em tour do “-11” pelos EUA tocando no ESS em Chicago, Union Pool em NY, The Music Gallery em Toronto, e abrindo para o Dead C na Philadelphia. A seguir à tour Ricardo começou a trabalhar no “Aa” , concebido na corrente de boas energias canalizado surpreendentemente pelo “-11“.

Com “Aa” Ricardo abre mão do “experimentalismo solitário” do “-11” em favor de colaborações: Moreno, filho de Caetano Veloso toca percussão em Tela Parada; Joana Queiroz toca clarinete em 1 2 3 Nenéns, a guitarra elétrica é de Pedro Sá em Paranormal e a lenda brasileira do movimento No Wave Arto Lindsay participa em Fogo Chama.

Lindsay foi uma força guiadora em “Aa“, encorajando Ricardo a dar um passo além na experimentação de sons e composição. “Enquanto fazendo “Aa” estive próximo ao Arto – ele foi um amigo importante para trocar experiências de vida e musicais. Me ajudou a entender que mais importante que tudo, musica tem de ter honestidade.”

“Com “Aa” eu quis capturar a epifania sentida enquanto tocando ao vivo”, “ainda que gravar essas faixas não foi sempre agradável – lembro de dias difíceis no estúdio, quando me senti cru e exposto. De todos modos me sinto orgulhoso com o resultado – os arranjos ainda que de sabor minimalista são agora mais coloridos, o baixo pesado e letras híper sinceras”

Aa” foi gravado também perto do nascimento do terceiro filho de Ricardo e do começo do planeamento de passar um tempo em Portugal que afinal foi assumido como a sua nova morada oficial. Outra característica deste disco é a influência dos tempos sombrios no Brasil e no mundo e a experimentação artística como digestão e criação de novos significados, a construção da própria história.

Aa” foi finalizado no início de 2017. Logo a seguir Ricardo muda-se para Lisboa onde colaborou com o cantautor americano Jesse Harris, tocando baixo e teclado com Harris no seu próximo álbum (a ser lançado no fim de 2018), e numa colaboração ainda a ser lançada com Will Graefe and Jeremy Gustin componentes do Star Rover, e mais ainda, compor música para cinema e teatro brasileiros.

Precipício” é o primeira tema de apresentação de “Aa” com vídeoclip realizado por Fernando Young. “Fazia já muito tempo tinha vontade de experimentar com a dança. Lembro de ficar profundamente comovido com o espectáculo “Para as Crianças de Ontem, Hoje e Amanhã” da Pina Bausch que vi em São Paulo em 2006. Foi numa sessão de fotos que ao comentar com Fernando Young sobre minha atracção pela dança fui desafiado a improvisar algo ali naquele momento, em cima de uma das faixas do disco. Fiz três takes escolhemos o melhor.”

+ info Ricardo Dias Gomes

Fotografia (capa) – Ricardo Dias Gomes