Notícias

2.º Festival Lux Interior de 13 a 15 de Setembro no Convento de S. Francisco, em Coimbra

Faltam 1 dia para o festival que celebra a fervilhante cena rock de Coimbra. E este ano há razões de sobra para festejar: do tão aguardado regresso dos Belle Chase Hotel aos palcos (e aos discos) aos concertos de The Legendary Tigerman, Ruby Ann, The Twist Connection, Portuguese Pedro, The Walks, e uma vasta programação paralela com lançamentos, exposições, oficinas, documentários e feira de discos.

O Festival Lux Interior volta a fazer do Convento São Francisco, em Coimbra, a sua casa. Em palco, alguma da melhor música produzida naquela cidade e a nível nacional.

Tendo como ponto de partida a actividade de mais de 20 anos da Lux Records, o festival aposta forte na 2.ª edição trazendo para o palco alguns dos nomes mais emblemáticos do seu catálogo, os mesmos que aproveitam a ocasião para revelar novidades surpreendentes.

No dia 13 de Setembro, o arranque dá-se com dois nomes maiores da mítica história do rock em Coimbra: Ruby Ann, uma das cantoras portuguesas de maior relevo na cena rockabilly/rock and roll/country, que está de volta aos palcos depois da aventura com os seus Boppin’ Boozers.

E por falar neles, a noite abre com Portuguese Pedro, projecto de Pedro Serra que continua apostado na evocação da estética musical dos anos 40 e 50, bebendo inspiração em Hank Williams ou Johnny Cash.

The Legendary Tigerman, figura de culto que dispensa apresentações, sobe ao palco a 14 de Setembro. Nome indissociável da história do rock em Coimbra, e em Portugal, Paulo Furtado (Tédio Boys, WrayGunn) regressa a casa com “Misfit“, o sexto álbum de originais que consolidou, definitivamente, a sua condição de nome maior da música nacional e reforçou a sua dimensão além-fronteiras.

Na primeira parte, uma das bandas mais surpreendentes dos últimos anos, The Twist Connection.

A banda de Kaló (Tédio Boys, WrayGunn, Bunnyranch, Parkinsons), Samuel Silva (Jack Shits) e Sérgio Cardoso (É Mas Foice, WrayGunn) promete ‘incendiar’ o Convento São Francisco com o seu rock ‘n’ roll que traz uma urgência e originalidade raras nos dias de hoje.

Os Belle Chase Hotel são, naturalmente, um dos cabeças de cartaz desta edição. Vinte anos depois de “Fossanova” (1998), a banda de JP Simões, Pedro Renato, Raquel Ralha e companhia está de regresso aos palcos… e aos discos!

Dia 15 de Setembro vai poder ouvir-se, pela primeira vez, o novo trabalho desde “La Toilette des Étoiles” (2000) que está agora a ser preparado em estúdio, e sairá, claro, pela Lux Records.
Simultaneamente, a Valentim de Carvalho prepara a reedição de “Fossanova“, em CD e vinil, para celebrar o 20.º aniversário do álbum de estreia da icónica banda de Coimbra.

A última noite do festival tem honras de abertura dadas pelos The Walks, com a apresentação do novo disco, ainda sem nome, sucessor de “Fool’s Gold” (2015), tido como um dos melhores álbuns nacionais desse ano.

Criado pelo agitador/editor/melómano Rui Ferreira, e realizado em coorganização com a Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco, o Festival Lux Interior tem como objectivo primordial celebrar o fervilhante panorama musical da cidade de Coimbra.

De 13 a 15 de Setembro, a homenagem ao homem a quem o festival empresta o nome , uma das figuras mais inspiradoras para o rock conimbricense, o frontman dos Cramps, faz-se no presente.

+ info Festival Lux Interior

Fotografia (capa) – Festival Lux Interior