Na próxima segunda-feira, dia 3 de Setembro, começa a ganhar vida a 2.ª edição do Lux Interior, festival que leva ao Convento São Francisco, de 13 a 15 de Setembro, a fervilhante cena rock de Coimbra.

Para aquecer o corpo e a alma até lá, o Salão Brazil acolhe uma noite muito especial com os Luna (USA), uma das mais destacadas bandas de dreampop.

Depois de um hiato de 12 anos, os norte-americanos regressam à actividade, e com dois novos discos: “A Sentimental Education” e “A Place Of Greater Safety” (2017).

São esses trabalhos que a banda de culto apresentará pela 1.ª vez em Portugal, num concerto onde também se farão ouvir outras canções emblemáticas da sua discografia.

A primeira parte desta noite de viagem onírica pelo melhor do indie rock é assegurada pela pop de ironia delicodoce dos Birds Are Indie, ainda a mostrar o último “Local Affairs“.

O poder mágico das canções dos Luna abre, assim, caminho para o 2.º Festival Lux Interior, que volta a reunir no Convento São Francisco, de 13 a 15 de Setembro, alguma da melhor música produzida em Coimbra e a nível nacional, este ano com: Belle Chase Hotel, The Legendary Tigerman, Ruby Ann, The Twist Connection, Portuguese Pedro, The Walks, e muito mais.

Os Luna nascem em 1991 pela mão de Dean Wareham, das cinzas dos Galaxie 500, banda seminal que soava a uma fusão de Velvet Underground com Jonathan Ritchman. Entre 1992 e 2004, editam 7 discos de originais que fizeram deles uma das pérolas mais bem-guardadas do indie rock mundial, brilhantes na combinação de guitarras intrincadas, ritmos rock e letras profundamente poéticas.

Em 2018, os Luna juntam-se à família Lux Records com a edição em vinil do disco “Luna Demos“, um exclusivo mundial para a editora conimbricense. O disco é composto por maquetes inéditas que Dean Wareham gravou antes de formar o grupo, e que viriam a dar origem a canções do primeiro álbum de estreia dos Luna – “Lunapark” (1992). O lançamento acontece no dia 3 de Setembro com duas edições numeradas: uma em vinil preto e outra em vinil transparente.

+info  Festival Lux Interior

Fotografia (capa) –  Festival Lux Interior