2018 Festivais Jameson Urban Routes Notícias Reportagens

Jameson Urban Routes’18, de 23 a 27 de Outubro no Musicbox em Lisboa

No seguimento do enorme trabalho feito pelos promotores dos ditos festivais de inverno, falamos agora de um dos festivais mais procurados em Portugal. Trata-se do Jameson Urban Routes’18 e acontece no Musicbox Lisboa de 23 a 27 de Outubro.

Iceage foram a primeira confirmação. A banda dinarmaquesa estreia-se em Lisboa no dia 27 de Outubro. Três anos após a sua passagem no Vodafone Paredes de Coura, Iceage regressam a Portugal para apresentar Beyondless, quarto disco de estúdio lançado no passado dia 4 de Maio com selo da Matador Records.

Deste novo trabalho conhecem-se já três singles: Take It All, lançado hoje, Pain Killer, faixa que conta com a participação de Sky Ferreira e Catch It. Neste novo trabalho, Iceage mostram um trabalho de produção mais minucioso e amadurecido, explorando novas sonoridades para além do punk rock e pós-punk.

Damien Jurado e Sean Riley são as confirmações para o dia 23 de Outubro, na primeira sessão do festival.

Com mais de duas décadas de carreira, Damien Jurado construiu um dos mais fortalecidos catálogos na cena musical independente americana. A passagem pelo Jameson Urban Routes integra a tour de apresentação do seu mais recente disco The Horizon Just Laughed, lançado no passado dia 4 de Maio. Produzido pelo próprio, The Horizon Just Laughed mantém o registo confessional que sempre conhecemos do cantor folk de Seattle, reunindo as mais incisivas mas também as mais complexas canções de Damien Jurado até à data.

Sean Riley é o projecto a solo de Afonso Rodrigues, cantor e guitarrista de Sean Riley & The Slowriders. Durante o presente ano lançou o seu primeiro álbum a solo, California, um trabalho totalmente acústico produzido pelo Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e gravado em quartos de motel durante uma viagem pelos Estados Unidos da América.

Mão Morta e Author & Punisher são os protagonistas do dia 24 de Outubro, a segunda sessão do festival que acontece no Musicbox Lisboa.

Ao longo das últimas três décadas, os Mão Morta têm tido sempre uma palavra a dizer sobre o rumo do rock em Portugal. Com uma discografia que soma mais de doze discos de originais, a banda de Braga dividiu opiniões, criou alguns hinos geracionais e tornou-se um dos vértices máximos do rock nacional. No Jameson Urban Routes vão apresentar temas que virão a integrar o seu novo disco.

Author & Punisher é o projecto do engenheiro mecânico Tristan Shone que, com os seus conhecimentos científicos, construiu instrumentos musicais personalizados e deu ao termo “industrial” um novo significado. Com as suas “Drone Machines”, a música de Author & Punisher pretende reproduzir os ritmos da maquinaria industrial e a sua relação à força humana que a opera, numa fusão entre carne e aço. Author & Punisher prepara-se para lançar em Outubro o seu sétimo trabalho de estúdio, uma estreia pela Relapse Records.

Ata Kak junta-se ao alinhamento da 12ª edição do Jameson Urban Routes. O artista do Gana faz a sua estreia nacional no dia 26 de Outubro, na sexta sessão do festival.

Ata Kak é o misterioso ícone de música electrónica, rap e highlife do Gana que despoletou a criação da editora e blog Awesome Tapes From Africa, após o americano Brian Shimkovitz ter encontrado em 2002 a já esquecida cassete Obaa Sima, lançada por Ata Kak oito anos antes. Em 2015, mais de uma década depois, Brian encontra finalmente Ata Kak e lança uma reedição de Obaa Sima em LP e CD em Março desse ano.

A música de Ata Kak atravessa a paisagem da pop internacional, reflectindo sobre a música contemporânea do Gana, resultando numa amálgama de Highlife, rap, funk, hip-hop e electrónica. A singularidade de Obaa Sima fez com que o enigmático Ata Kak se tornasse num fenómeno da Internet e numa selecção obrigatória nas pistas de dança de todo o mundo.

Brodinski, Mike El Nite (dj set) e Darksunn juntam-se também ao alinhamento do Jameson Urban Routes. Os três artistas actuam no dia 27 de Outubro, na sessão que encerra a 12ª edição do festival que acontece no Musicbox Lisboa.

DJ e produtor, Brodinski é uma figura de destaque na cena de música electrónica parisiense. Desde o primeiro EP, Bad Runner (2007), que tem vindo a construir uma carreira internacional de grande vitalidade, não só enquanto DJ mas também como co-fundador da Bromance, editora e marca que criou em 2012 com Manu Barron. Deste projecto, surgiram colaborações com artistas de todo o mundo, entre eles Gesaffelstein e Club Cheval.

Actualmente a viver entre Paris e Atlanta, Brodinski acumula um conjunto de projectos com rappers do outro lado do Atlântico. Da junção entre as produções techno do DJ francês e o rap americano resultaram o seu primeiro longa-duração, Brava (2015) e, mais recentemente, o EP Matrix (2018), onde colaborou com o MC de Atlanta Hoodrich Pablo Juan.

Nesta sessão em que o hip-hop é a língua primária, o aquecimento da noite está entregue a Mike El Nite. Aliado ao produtor DWARF, o rapper e DJ fez um dos grandes lançamentos de 2016 com Justiceiro e este ano não deixou ninguém indiferente ao single Dr. Bayard. Mike El Nite já pisou os palcos do Vodafone Mexefest, Meo Sudoeste e SBSR e tem estado por todo o país com Nerve, L-Ali, ProfJam e Da Chick. Na cabine de DJ, a selecção é eclética e dá a conhecer o melhor do trap, hip-hop mas não só.

DarkSunn completa o alinhamento da noite. DarkSunn é Bruno Dias, DJ, produtor e um dos membros fundadores de Monster Jinx, colectivo artístico e plataforma de distribuição e edição de música independente.

Com mais de 15 anos de produção, os seus sets percorrem o hip-hop com base na música electrónica, indo do clássico ao contemporâneo, passando ainda pelo R&B sem nunca esquecer as raízes no jazz.

+info em jamesonurbanroutes.com