É verdade, os X-Wife estão de volta 7 anos depois e trazem consigo o seu novíssimo álbum homónimo, X-Wife. O primeiro concerto da tour nacional ocorreu no passado sábado, e encheu o Estúdio Time Out Lisboa tanto de pessoas, como de boas energias.

O espectáculo teve início pouco depois do jogo de futebol do dia ter acabado. Entre o público podíamos ver alguns dos adultos com crianças, deixando-nos a pensar que, com pais assim, estas irão certamente desenvolver um bom gosto musical. O ambiente estava relaxado mas só “Keep On Dancing”, o terceiro tema da noite, conseguiu tirar a timidez às pessoas e fazê-las manifestar o que lhes ia na alma. João Vieira (voz e guitarra), Fernando Sousa (baixo e voz) e Rui Maia (sintetizadores, guitarra e voz) partilharam o amplo palco do Estúdio Time Out com o baterista em estreia, Gil Costa. “Ladies, watch out!” brincou o vocalista com o novo membro da banda, “And boys, watch out too!”, gritou alguém de volta do fundo da sala. Contudo, a banda não ficava por aí, em palco estavam também 2 back vocals femininas, e ainda um saxofonista e trombonista cujos instrumentos pareciam genuinamente falar connosco durante as músicas. Para falar em português, inglês ou até castelhano (como no caso de “Coconuts”), tínhamos também o vocalista da banda, com sua voz inexplicavelmente boa, a passar-nos a mensagem de que os X-Wife estavam definitivamente de regresso. O seu universo algures entre o rock e a electrónica não deixou que ninguém na plateia ficasse imóvel. O som contagiante dos sintetizadores e das guitarras espalhou-se na sala de tal modo que à frente o público dançava livremente, e os mais envergonhados faziam o mesmo no fundo da sala, longe da vista alheia.

Apesar de ser um concerto de apresentação do novo disco, a banda não deixou de pisar o palco sem tocar alguns dos êxitos como “On The Radio” ou “Movin’ Up”, que naturalmente arrancaram uma maior reacção da plateia. E porque são pessoas que se preocupam com os fãs, tocaram ainda “Action Plan” para evitar que o pessoal mais old school ficasse desapontado. Depois disto tudo e analisando a noite fantástica, penso ser justo afirmar que o que os X-Wife dizem em “Boom Shaka Boom” é de facto verdade: “When I say party, you say dance” e nós, bem…nós dançámos!

 

Fotografia – Ana Pereira
Texto – Luisa Pereira