EDPCOOLJAZZ Festivais Notícias Reportagens

Não há verão sem EDPCoolJazz

O EDPCoolJazz é já um hábito das nossas noites quentes de verão. Com palcos divididos entre os Jardins Marquês de Pombal e o Estádio Municipal de Oeiras, este ano alarga-se também para o Parque Marechal Carmona naquele que é um regresso do festival à vila de Cascais. O último mês foi de muitas confirmações, Jessie Ware,  BadBadNotGood, Norah Jones, Jordan Rakei, e Salvador Sobral com Toty Sa Med são as mais recentes novidades anunciadas pela Live Experiences.

Jessie Ware é uma das vozes da nova vaga musical britânica que se revelou ao colaborar com artistas contemporâneos como Ed SheeranSBTRK, Sampha e Disclosure. O espetáculo da cantora londrina celebra todo o lado coolness, sofisticado, entre o consagrado e emergente, que o festival EDPCOOLJAZZ apresenta ao longo dos 15 anos de existência. O Parque Marechal Carmonaem Cascais, com o seu verde a perder de vista, torna-se no local idílico para acolher o momento de comunhão entre Ware e o seu público. Um espaço singular no concelho de Cascais que resulta da junção dos jardins do Palácio dos Condes de Castro Guimarães, único no concelho classificado como imóvel de interesse público, com a propriedade do Visconde da Gandarinha, fazendo deste equipamento um marco a visitar em Cascais.

sedução e a feminilidade são a receita para a noite de 26 de julho, uma data a registar na agenda.

BadBadNotGood. Chega de Ontario (Canadá) um dos grupos mais únicos da cena musical do momento. Assim mesmo, sem fronteiras entre improvisação jazzística com groove do futuro ao mesmo tempo com uma atitude rock’n’roll “ao vivo”. O ultimo álbum “IV” voltou a arrebatar a crítica internacional depois de já ter conquistado um público muito mais amplo do que apenas o que segue o jazz mais tradicional. Versões de Kanye West, My Bloddy Valentine e James Blake aproximaram vários públicos de um dos grupos mais únicos no mundo.

A banda corre o mundo em apresentações em salas icónicas como Electric Brixton (Londres) ou Le Trabendo (Paris), bem como festivais importantes: Pukkelpop (Bélgica), Oya (Noruega), Osheaga (Canadá), Bonaroo (EUA), entre outros. Agora é a vez da 15ª edição do EDPCOOLJAZZ poder desfrutar de como alguém já popularizou: BadbadSOGood.

Norah Jones continua a revelar-se como uma das artistas mais polivalentes da sua geração, navegando sempre entre jazz, o country, o folk, o rock e a soul, criando assim álbuns que nos marcam pela sua súbtil complexidade.

A cantora apresenta agora o seu mais recente trabalho, “Day Breaks”, onde regressa às suas raízes de jazz e piano. Lançado pela prestigiada Blue Note Records, este trabalho de nove originais e três covers conta com a participação de Wayne Shorter no saxofone, Lonnie Smith (Hammond B-3) e Brian Blade na bateria. Para além deste último disco, Norah Jones não esquecerá de presentear o público com músicas como “Don’t Know Why”, “Come Away With Me” ou “Sunrise”, temas que o público português traz na ponta da língua.

A sua versatilidade traduz-se nas imensas colaborações com outros artistas tão diversos quanto possível: Willie Nelson, Outkast, Herbie Hancock, Foo Fighters, entre outros. Outro facto que comprova isso mesmo é a participação em séries de televisão e filmes, destacando-se a participação em “My Blueberry Nights”, filme do realizador Wong Kar-wai, onde contracena com Jude Law, Rachel Weisz ou Natalie Portman.

Após o seu surgimento em 2002, a cantora norte-americana iniciou o seu percurso na conquista de sucessivos prémios musicais, onde estão incluídos 9 Grammy Awards, 5 Billboard Music Awards, 1 Brit Award e 4 World Music Awards, sem esquecer as várias nomeações.Os seus álbuns a solo são um sucesso consecutivo, tendo já vendido 47 milhões de cópias por todo o mundo.

Muitos aspirantes a músicos se mudam para cidades como Londres para vingar no meio musical e Jordan Rakei não foi exceção. O jovem cantor de 25 anos, que cresceu em Brisbane, na Austrália, não perdeu tempo na capital inglesa e logo começou a trabalhar em estúdio na sua música, tendo colaborado com Tom Misch e Disclosure (emprestou a voz ao tema “Masterpiece”, faixa final do álbum “Caracal”). A sua música navega entre a soul, o jazz e o hip hop e aponta nomes como The Roots, D’Angelo ou Stevie Wonder como as suas principais influências.

É em 2016 com o lançamento de “Cloak” que o seu nome começa a ser reconhecido e falado no meio musical – álbum que gravou praticamente sozinho. Com este trabalho, Jordan esgotou salas pela Ásia, Austrália e Europa, destacando-se a participação no Festival Pitchfork, em Paris.

Com o reconhecimento chegou um contrato com a label Ninja Tune, importante editora britânica que representa nomes como Bonobo, The Cinematic Orchestra, Kamasi Washington, Run The Jewels ou Thundercat. Viaja então para os EUA para uma tour (esgotada) em nome próprio e acaba por lançar o segundo álbum “Wallflower”, em setembro de 2017.

É precisamente este último trabalho que Jordan Rakei traz agora ao Parque Marechal Carmona, em Cascais, mostrando-se assim ao público português como um dos novos valores do jazz a não perder de vista.

Salvador Sobral assume a curadoria do dia 18 de julho na 15ª edição do festival EDPCOOLJAZZ. Uma noite que contém os ingredientes certos para se escrever dos mais brilhantes capítulos da história do festival, numa junção de liberdade artística com critério e personalidade de Salvador Sobral. Um repertório diverso e inédito que viaja entre os standards de jazz icónicos até à América do Sul mais quente, e claro está, os êxitos que o catapultaram para um patamar de maior reconhecimento.

O artista português, que já em 2016 tinha atuado no festival (numa noite mágica com The Cinematic Orchestra), tem para a noite deste ano de 2018 uma carta branca em que Salvador Sobral partilha com o público uma viagem pelas suas maiores influências: os standards de jazz que o fizeram querer ser igual a Chet Baker, a bossa-nova de João Gilberto e outros ícones da música brasileira, não faltando os boleros e doces sonoridades da América Latina.

Na mesma noite atua o angolano Toty Sa Med, um artista pelo qual Salvador Sobral nutre enorme respeito e que decidiu convidar para se juntar nesta noite especial.

A história está pronta para receber um novo capítulo brilhante onde o jazz será celebrado pelos seus seguidores a 18 de julho no Parque Marechal Carmona em Cascais.

Já confirmados nesta 15ª edição do EDPCOOLJAZZ:

David Byrne, o lendário ícone Cool – 11 julho, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
BADBADNOTGOOD, a banda de Jazz do momento – 17 de julho, Parque Marechal Carmona, Cascais
Curadoria Salvador Sobral, espetáculo único com o convidado Toty Sa Med, junta-se a esta noite tão especial – 18 de julho, Parque Marechal Carmona, Cascais
Gregory Porter, a aclamada voz do Jazz – 20 julho, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Jessie Ware, uma das melhores vozes da atualidade da nova Soul e Jordan Rakei, uma promessa no panorama do jazz e da soul – 26 de julho, Parque Marechal Carmona, Cascais
Van Morrison, a lenda viva do Rhythm & Blues – 28 de julho, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Norah Jones, a artista jazz multi-premiada – 31 de julho, Hipódromo Manuel Possolo, Cascais

Pontos de Venda: Site EDPCOOLJAZZ, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, The Phone House, Altice Arena, Rede PAGAQUI e ACP e Facebook edpcooljazz.

Informações e Reservas: Blueticket Call Center 1820 (24h)

+info em edpcooljazz.com

Promotor – Live Experiences