Foi hoje inaugurada no Clube Desportivo Monte Real (Tires) a exposição fotográfica sobre João Aguardela, icónico líder dos Sitiados, mostra que é da autoria do fotógrafo Jorge Buco.

20180210 - Exposição de Fotografia "João Aguardela" por Jorge Buco @ Clube desportivo de Monte Real (Tires)

A ideia da exposição surgiu a convite de José Aguardela, pai do ex-vocalista dos Sitiados, que sabendo da existência do arquivo fotográfico de Jorge Buco, o convidou a criar a exposição em forma de homenagem ao desaparecido artista que faria no passado dia 2 de Fevereiro 49 anos de idade.

Segundo o autor da exposição,

“o João não era fácil de fotografar, arranjava sempre forma de me estragar uma boa fotografia com caretas ou a tapar a máquina com as mãos ou com um copo como numa das fotos que acabei por incluir nesta mostra”.

20180210 - Exposição de Fotografia "João Aguardela" por Jorge Buco @ Clube desportivo de Monte Real (Tires)

Ainda assim, o arquivo é imenso, e as fotografias expostas são apenas uma pequena amostra de todo o arquivo de Jorge Buco que prometeu desvendar em breve mais segredos sobre João Aguardela e os Sitiados, da qual também foi músico durante 17 anos.

A exposição está presente em Tires durante hoje e amanhã, é esperado que possa vir ser apresentada também em novos locais a anunciar num futuro próximo.

 

Fotografia – Luis Sousa