Amplifest Festivais Notícias Outros Reportagens

Sun Kil Moon, SUMAC e Mamiffer em Amplifest Session solidária

Em ano de décimo aniversário, a Amplificasom quer dar mais – sobretudo aos verdadeiros heróis, os que lutam de coração cheio por quem mais precisa. O dia 9 de Julho será conhecido como o Dia Renascer e contará com uma Amplifest Session cujas receitas reverterão por inteiro para as causas sociais promovidas por esta instituição. Sun Kil Moon, SUMAC e Mamiffer – estes dois últimos em estreia e data única em Portugal – subirão ao palco do Hard Club, no Porto.

A Renascer é uma Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos que tem como principal objectivo combater a exclusão social e a desigualdade de oportunidades através de actividades de carácter humanitário e social direccionadas a famílias carenciadas, seniores e crianças. Ainda este ano, tem como objectivo levar a bom porto vários projectos de inclusão social, nomeadamente na área da educação.

Sun Kil Moon é, desde 2002, o principal projecto de Mark Kozelek, também fundador e líder dos extintos, mas históricos e influentes Red House Painters. Confessional e catártico, o folk rock de Sun Kil Moon apoia-se nas narrativas em modo “corrente de consciência” de Kozelek. Uma discografia irrepreensível, onde figuram entradas como Ghosts of the Great Highway, Benji ou o último Universal Themes, estará em apresentação no Hard Club, palco onde Mark Kozelek será acompanhado pela sua banda, que inclui, entre outros, o baterista Steve Shelley (ex – Sonic Youth).

Da verdadeira constelação de estrelas que forma os SUMAC – Aaron Turner dos Isis e Old Man Gloom, Brian Cook dos Russian Circles e Botch, e Nick Yacyshyn dos Baptists – brilha, mais do que os créditos firmados, a música criada pelo trio. Sem receio da livre experimentação e do mergulho na dissonância, os SUMAC não poupam também na intensidade que imprimem em cada nota de cada riff e na inventiva composição de cada um dos seus temas. What One Becomes, lançado pela Thrill Jockey, é o título do novo disco e o mote para a estreia dos SUMAC em solo português.

A contemplação melancólica e o onirismo encontram um paralelo sonoro na música dos Mamiffer – o duo formado por Aaron Turner e Faith Coloccia, que se estreia também em Portugal, apresenta no Hard Club o vagaroso florescer das suas composições onde o silêncio, a melodia e a distorção convivem plácida e emotivamente. É com The World Unseen – um dos pontos altos de uma carreira que é vasta em títulos em nome próprio, bem como em colaborações – ainda fresco que os Mamiffer se encontrarão com o público português para uma performance introspectiva e luminosa.

Os bilhetes têm o preço único de 20€ e encontram-se à venda online na AMPLISTORE, e nos próximos dias estarão também disponíveis nas lojas Hard Club, Louie Louie, Matéria Prima, Piranha, Black Mamba e Bunker Store.

Este evento conta com o apoio das seguintes entidades: 3H2M, Bürocratik, Cliniart, Digiruptiva, Hard Club, Lidergraf, Norcópia, Odyssey Booking, Planet Core e Confeitaria Primavera.

Amplifest-BlogPosterRENASCER1-1024

Foram também anunciadas novidades Amplifest, com os portugueses Sinistro e Névoa a juntarem-se ao cartaz.

Os Névoa apresentarão o seu próximo disco Re Un na íntegra pela primeira vez, e os Sinistro sobem ao palco do Hard Club com o seu cruzamento melódico entre o doom, o post-rock e a tradição vocal portuguesa, após uma bem sucedida digressão europeia.

homepageposter_201600501_1024

Mais informação em http://amplificasom.com/amplifest/2016/

Promotor – Amplificasom