A organização do Festival Vodafone Paredes de Coura continua a surpreender com mais confirmações, e aposta contínua na música portuguesa.

Minor Victories, Capitão Fausto, Motorama, The Last Internationale, Psychic Ills, First Breath After Coma são presenças confirmadas na Praia do Taboão.

Os russos Motorama, o rock experimental dos Psychic Ills, os explosivos The Last Internationale e os portugueses First Breath After Coma são as mais recentes confirmações para o Vodafone Paredes de Coura 2016.

Antes do segundo trabalho, “Calendar”, editado em 2012, os Motorama ainda podiam ser vistos como um segredo bem guardado. De Rostov-On-Don, no sul da Rússia, para o mundo, o rock proeminente das primeiras gravações abriu caminho a um pop romântico e melódico. Além de receber o aplauso da crítica, “Calendar” abriu portas à reedição do primeiro álbum da banda, “Alps”, o brilhante e melancólico registo, de 2010. “Poverty” chega em 2015 e partilha a produção fantástica de seu antecessor, num trabalho de melodias e movimentos implacáveis. A já banda de culto volta a focar-se no mais clássico e essencial – a canção – e está pronta a apresentá-la na 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura.

Formada em 2003, a banda nova-iorquina Psychic Ills editou “Dins”, o primeiro grande registo, em 2006, ao qual se seguiu o improvisado “The Mirror Eye”. Com uma abordagem mais simplificada e acessível, chegou “Hazed Dream”, em 2011 e, dois anos mais tarde, “One Track Mind”, com produção a cargo de Neil Michael Haggerty. Este ano, já foi possível ouvir “I Don’t Mind”, que conta com a participação especial de Hope Sandoval e serve de aperitivo ao novo álbum “Inner Journey Out”.

Foi também em Nova Iorque que Delila Paz e Edgey Pires criaram, em 2013, os The Last Internationale, conhecidos como autores de poemas com consciência social e responsáveis por explosivas atuações ao vivo. Numa mistura de hard rock, metal alternativo, rock alternativo e pós-grunge, editaram, em 2014, “We Will Reign”. O registo fresco e cru contou com a energia de Brad Wilk, baterista dos Rage Against the Machine que gostou do grupo o suficiente para se tornar membro permanente da banda. “This Bootleg Kills…Vol 1”, de 2016, é uma coleção de raridades e gravações ao vivo fiéis à natureza da banda, pronta para fazer a revolução.

Os portugueses First Breath After Coma chegam prontos para brindar o Vodafone Paredes de Coura com o seu pós-rock delicado. Depois do primeiro trabalho ser uma surpresa auspiciosa de cruzamento da influência pós-rock com o formato canção, a banda trabalhou em novas experiências e deu forma a “Drifter”. O mais recente trabalho foi parcialmente financiado por fãs, que responderam de forma massiva ao novo lançamento.

Minor Victories, a superbanda que se tornou pública em 2015, junta Justin Lockey, dos Editors, Rachel Goswell, dos Slowdive, Stuart Braithwaite, dos Mogwai, e James, o irmão de Lockey, numa colaboração expansiva que reúne o melhor de cada um dos seus projetos.

Justin Lockey, atual guitarrista dos Editors, chegou de uma tour com vontade de criar algo novo e diferente daquilo a que estava habituado. A sua visão para um EP de noise extremo, que contasse com uma voz delicada e feminina, levou-o a Rachel Goswell, a vocalista dos Slowdive que, sem nunca o conhecer, começou a colaborar, à distância, em faixas para o projeto. Quando a ideia de que outro guitarrista seria bom em algumas faixas, Rachel mencionou Stuart Braithwaite, dos Mogwai, com quem Lockey acabou por gravar, em Glasgow. Com as gravações a progredir, as colaborações estenderam-se também a Mark Kozelek e James Graham.

O single de estreia, “A Hundred Ropes”, chegou no início de 2016. O álbum de estreia homónimo tem lançamento marcado para 3 de junho e, em agosto, faz-se ouvir no Vodafone Paredes de Coura.

Também à Praia Fluvial do Taboão chegam os Capitão Fausto com o seu rock psicadélico. Formado por Tomás Wallenstein (voz e guitarra), Domingos Coimbra (baixo), Manuel Palha (guitarra), Francisco Ferreira (teclados) e Salvador Seabra (bateria), o quinteto apareceu como lufada de ar fresco no panorama musical português e não parou desde então.

“Gazela”, o primeiro álbum, foi lançado em novembro de 2011 e o segundo trabalho, “Pesar o Sol”, em 2014. Dos laivos psicadélicos a instrumentos de sopro, metais e cordas, é o próprio Wallenstein que assume um novo ciclo. O terceiro álbum, “Capitão Fausto Têm os Dias Contados”, chegou este ano para se assumir quase indiscutivelmente como o melhor trabalho da banda.

De 17 a 20 de agosto, as novas confirmações juntam-se a LCD Soundsystem, Chvrches, The Tallest Man On Earth, Unknown Mortal Orchestra, Sleaford Mods, Minor Victoires, Sharon Jones & The Dap-Kings, The Bohicas, Portugal.The Man, Ryley Walker, Cage The Elephant, Thee Oh Sees, Suuns, Kevin Morby, Cigarettes After Sex, Lust For Youth, Orelha Negra, King Gizzard & The Lizard Wizard, Joana Serrat, Filho da Mãe & Ricardo Martins e Capitão Fausto.

Os passes gerais para a 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura podem ser adquiridos nosite oficial do festival e ainda em BOL.pt, Ticketscript, Seetickets e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten,…) pelo preço de 90,00€.

+info em http://www.vodafoneparedesdecoura.com

Promotor – Ritmos, Lda.