2016 Festivais NOS Alive Reportagens

Them Flying Monkeys, O Rock voltou ao EDP Live Bands

Foi na passada 6ªfeira dia 6 de Maio a final da 3ª Edição do EDP Live Bands, na Lx Factory. Cerca de 300 bandas concorreram a esta edição, que oferece ao vencedor do concurso a possibilidade de gravar um CD pela Sony Music e tocar do NOS ALIVE’16 e o BBK em Bilbao.

Os irmãos mais novos e os primos mais reguilas acompanharam os pais, os tios, avós e padrinhos! Este ano o apoio da família dos concorrentes foi mais evidenciado, talvez pela menor afluência de público face ao ano passado. Cantarolaram o refrão nas actuações e esperaram pacientemente pela decisão do júri. Mais uma vez um elemento a representar os parceiros deste concurso de bandas, Radio Comercial, Blitz, Sony Music, Everything Is New e a EDP.

image002_1024

The Pilinha, Papillo, Via, Brando Fel, Quinto Direito, Sinecura, Them Flying Monkeys, Jacarés. À semelhança das anteriores edições, o júri tentou escolher estilos musicais diversificados para a final. Amplitude de escolha musical, transforma também ela o momento das atuações mais “leve”, pois são 8 bandas com 2 temas cada. Ritmos folk ou funky, rock psicadélico ou mais convencional, as 8 bandas deram o seu melhor nos 15 minutos de palco (acústica duvidosa), mas a maioria não brilhou.

Depois da actuação das bandas finalistas, os Cavaliers of Fun (banda finalista de 2015 e que deram um animado concerto no NOS Alive’15), tocaram meia dúzia de temas do novo CD “Astral Division”, apenas com guitarra, sintetizador e voz (Ricardo Coelho).

image009_1024

O júri reuniu e Catarina Miranda (apresentadora do evento) anunciou os vencedores, curiosamente os meus preferidos – “Them Flying Monkeys”, entre as palmas, beijos e abraços. O Diogo Sá (guitarra), o Hugo Luzio (bateria), João Tomázio (baixo) e Luis Judícibus (voz e guitarra), quatro amigos de Sintra que tocam desde 2014 e têm já 2 EP´s gravados. Apesar de alguns acordes da guitarra nos remeterem para Tame Impala, os Them Flying Monkeys têm outras influências estruturantes como os perpétuos britânicos The Beatles. Registo refrescante do rock psicadélico que, quando chega a parte da espiral bombeiam o baixo com oxigénio. Vamos vê-los no palco Heineken NOS Alive’16 a darem um excelente concerto, com ou sem chapéu! Parabéns miúdos!

Texto – Carla Sancho
Fotografias – Gentilmente cedidas pela EDP