2016 Festivais IndieLisboa Notícias Reportagens

IndieLisboa’16, O corvo regressa à cidade

Foi esta 4ª feira dia 20 de Abril na Sala Manuel de Oliveira do Cinema S. Jorge em Lisboa, a sessão inaugural da 13ª Edição do Indie Festival Lisboa – Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa.

As estrondosas Claúdia Jardim e Joana Barrios deram uns largos minutos de entertainement hi-quality, coisa rara neste tipo de ocasiões! Um texto humorístico refinado e uma excelente performance das actrizes portuguesas. Seguiram-se as boas-vindas dos directores do IndieLisboa, Miguel Valverde e Nuno Sena, e a presidente da empresa municipal EGEAC, Joana Cardoso.  O realizador inglês Whit Stillman apresentou o filme de abertura desta edição, “Love and Friendship” uma brilhante sátira-comédia à sociedade inglesa do Séc. XVII, adaptado do romance de Jane Austen, “Lady Susan”.

O Corvo lisboeta voltou à cidade para 12 dias consecutivos cheinhos de excelentes filmes. São 290 filmes distribuídos em 4 espaços, que irão ser exibidos no Cinema S. Jorge, na Culturgest, na Cinemateca Portuguesa, no Cinema Ideal e no Museu do Cinema.

O IndieLisboa é já uma referência nos festivais internacionais de cinema independente. Para além das competições, o Indie tem trabalhado para atrair programadores de grandes festivais internacionais, como Cannes ou Berlim. Foi com o apoio do IndieLisboa que 3 filmes portugueses estiveram em competição no Festival de Berlim – Berlinale – na mais recente edição. Estando a jovem realizadora Leonor Teles (que ganhou um Urso) na Competição Nacional Curtas desta edição do IndieLisboa (“Balada de um Batráquio”).

Para que toda a família fique satisfeita, o IndieLisboa proporciona uma oferta de 38 filmes e actividades lúdicas para os mais pequenos (+ 10 anos e + 13 anos),o IndieJúnior. O IndieBynight, maioritariamente a acontecer Casa Independente, está marcado pela actuação de bandas portuguesas, como Filho da Mãe e Pista, muita música para todos os gostos e credos! Destaque ainda para o IndieMusic com um total de 13 documentários, a terem início hoje com “Janis: Little Girl Blue” de Amy Berg  (Cinema S. Jorge às 21h30m) e “A Long Way to Nowhere” de Caroline Richards (Cinema S. Jorge 21h15m).

O que é difícil é escolher entre tantos filmes, e bandas nacionais (sim porque os The Parkinsons são Tugas) a marcarem pontos no mercado nacional de música. Um conselho: descarregar a aplicação do IndieLisboa nos vossos telemóveis ou, se forem mais conservadores (como eu) andem com o programa em versão papel convosco.

Nós vamos andar por lá e vamos partilhando convosco por aqui. Bom IndieLisboa!

O IndieLisboa 2016 by Allianz é organizado pela IndieLisboa – Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML – Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.

+info em http://indielisboa.com/

Texto – Carla Sancho