2016 Festivais IndieLisboa Notícias Reportagens

Parkinsons, Sharon Jones e Janis Joplin no IndieMusic

Música, juventude, resistência, drogas, alucinações, doença, caos, morte. O IndieMusic desenha, assim, o retrato de alguns dos mais prodigiosos talentos musicais. O caos selvagem dos The Parkinsons, que os levou tão rápido até à ribalta quanto os devorou por dentro, chega-nos em imagens e sons inéditos reunidos no documentário de Caroline Richards A Long Way to Nowhere (dia 22 de Abril, sexta-feira, às 21h15, no Cinema São Jorge). A realizadora estará presente na sessão. A banda punk de Coimbra actua depois da sessão no âmbito do IndiebyNight, a partir das 23h00, na Taberna das Almas.

Quem oscila, nas suas composições como na vida, entre a ordem e o caos é também o genial Jaco Pastorius, um dos mais notáveis baixistas do seu tempo, um produto acabado do jazz louco dos anos 1970 que é objecto de retrato em Jaco (dia 22 de Abril, sexta-feira, às 19h00, na Culturgest). Outro vulto da música do século XX, Leon Russell, multifacetado músico folk que colaborou com várias bandas, é o tema principal do filme póstumo de Les Blank A Poem is a Naked Person (dia 24 de Abril e 1 de Maio, domingo, às 23h45 e 19h00, no Cinema São Jorge).

Emocean (dias 23 e 30 de Abril, sábado, no Cinema São Jorge) é um documentário musical tripado pela música da banda pop psicadélica Fenster, que conta aqui, em modo home made, quão alucinada foi a aventura por trás da gravação do seu terceiro álbum.

A pop electrónica portuguesa é olhada – e ouvida – de perto em Tecla Tónica (dia 30, sábado, às 21h30, na Culturgest), o mais recente filme de Eduardo Morais. Este filme alicerça-se em intervenções preciosas de alguns notáveis, tais como DJ Vibe, Vítor Rua ou José Cid. A sessão de cinema é seguida, às 24h00, da festa de encerramento do festival, que regressa à garagem da Culturgest. Ghost Hunt, W.A.S.T.E. Club, Nunchuck DJ set e Lena Huracán VJ set fazem parte do programa de música concebido pelo próprio Eduardo Morais.

Dois talentos desaparecidos precocemente por causa das drogas: Janis Joplin e Mark Linkous. A primeira revela-se, além-túmulo, num conjunto de cartas que enviou a pais, amigos e colaboradores. Em Janis: Little Girl Blue (dia 22, sexta-feira, às 21h30, Cinema São Jorge), as palavras secretas de Joplin são lidas por Cat Power sobre imagens da “rainha do rock and roll”. O segundo, vocalista da banda Sparklehorse, levou uma vida “bela e triste” de luta permanente contra a depressão e a toxicodependência. The Sad & Beautiful World of Sparklehorse (dias 21 e 30, quinta e sábado, às 21h30 e 23h45, no Cinema São Jorge) é um filme feito por quem conviveu de perto com Linkous até 6 de Março de 2010, dia em que este decidiu terminar com a sua vida. Os realizadores Bobby Dass e Alex Crowton estarão presentes na sessão.

Miss Sharon Shones (26, às 21h45, no Cinema São Jorge) é o documentário mais recente da oscarizada Barbara Kopple (Harlan County, U.S.A. e American Dream). Trata-se da história inspiradora da vocalista dos The Dap-Kings, que luta contra um cancro no pâncreas enquanto procura usufruir do sucesso que lhe escapou ao longo da vida.

Sonita (dia 23, sábado, às 18h00, no Cinema São Jorge) resiste não à doença do corpo, mas à doença da sociedade em que vive. Ela é uma imigrante afegã de 18 anos a viver ilegalmente no Irão. Sonita ransforma os obstáculos da conservadora sociedade iraniana num motivo para inspirados temas rap que desafiam a ordem patriarcal em vigor. Outra história de resistência contra a intolerância e a injustiça: Mali Blues (dia 30, sábado, às 18h00). Este filme reúne o melhor da cultura maliana para uma viagem pela estrada fora por um país que corre o risco de ver a suas formas de expressão amordaçadas pela lei da Xaria.

É a vida, e tudo o que ela ainda tem para oferecer – que parece ser muito -, que pesa sobre os ombros dos três putos de Breaking a Monster (dia 24, domingo, às 16h00). Eles são os Unlocking the Truth, uma banda que em 2014 abriu concertos de Guns N’ Roses, Motorhead e Queens of the Stone Age. Terá o sucesso chegado rápido de mais?

Por fim, uma escola de veteranos: Journal d’hérésie (dias 20 e 25, quarta-feira e segunda-feira, às 21h45 e às 23h15, no Cinema São Jorge e Cinema Ideal). O documentarista francês Benoît Bourreau faz o retrato de três artistas que partilham experiências numa mesma residência artística. Ao jeito de One+One de Jean-Luc Godard, em que o cineasta suíço documentava os Rolling Stones em pleno acto criador, Bourreau revela o backstage artístico do “poeta sonoro” francês Anne-James Chaton, do guitarrista da banda holandesa The Ex Andy Moor e do fundador dos Sonic Youth Thurston Moore. Uma irresistível concentração de talento. O realizador estará presente na sessão.

O IndieLisboa 2016 by Allianz é organizado pela IndieLisboa – Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML – Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.

+info em http://indielisboa.com/