2016 Festivais IndieLisboa Notícias Reportagens

IndieLisboa 2016 – Abertura, Encerramento e Sessão Especial 25 de Abril

Depois de no ano passado terem sido os homenageados na secção Herói Independente, Whit Stillman e Mia Hansen-Løve terão de novo um papel especial neste festival: os seus mais recentes filmes Love & Friendship e L’avenir serão as sessões de abertura e encerramento do festival. Muito especial será também a exibição de um dos mais aguardados filmes portugueses do ano, Cartas da Guerra, de Ivo Ferreira.

Assim, no dia 20 de Abril, pelas 21h30, a cerimónia de abertura do IndieLisboa 2016 irá levar-nos, com Love & Friendship, de Whit Stillman, numa viagem literária até ao conto de Jane Austen que a mestria do realizador transformou – como habitual – numa divertida comédia de costumes. Mia Hansen-Løve venceu o prémio de melhor realizadora no Festival de Berlim com a sua última obra. Isabelle Huppert, a protagonista de L’avenir, é uma professora de filosofia que procura reencontrar-se depois da morte da mãe, da traição do marido e de uma certa estagnação profissional. A sessão de encerramento do festival realiza-se depois da cerimónia de entrega de prémios, no Domingo, dia 1 de Maio.

No dia 25 de Abril, às 18h30, no Grande Auditório da Culturgest, recordaremos as cartas que António Lobo Antunes escreveu à sua mulher, Maria José (interpretados, no filme, por Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova), durante a Guerra Colonial na sua comissão de serviço em Angola. Ivo Ferreira, realizador de Cartas da Guerra, materializa a belíssima escrita de António Lobo Antunes com a ajuda da magnífica fotografia de João Ribeiro, permitindo-nos viver temporariamente um tempo distante.

+info em https://www.facebook.com/events/196343250729569/