Notícias

Charles Caldas será o keynote speaker da Westway Lab 2016

A 3ª edição do Westway LAB acontece entre 14 e 16 de abril em Guimarães. A edição de 2016 conta, também, com uma sessão de arranque do festival em Lisboa no dia 13 de abril, já com presença do keynote speaker Charles Caldas, CEO da MERLIN.

Charles Caldas é descendente de portugueses e CEO da MERLIN – a agência global de direitos digitais para o setor mundial das editoras independentes.

A MERLIN existe e funciona para assegurar que os seus membros têm acesso efetivo ao retorno de um novo e emergente mercado de streaming e que os seus direitos, dentro desse mercado, são devidamente valorizados e protegidos. Agrega mais de 20.000 editoras independentes e distribuidores de 46 países e de todos os continentes, representando alguns dos artistas independentes mais importantes do mundo e mais de 10% do mercado global de música gravada digitalmente.

Dentro deste contexto, um dos principais focos da conferência Westway LAB PRO de 2016 será a indústria da música digital, nomeadamente, o mercado de streaming e os respetivos licenciamentos e distribuição.

O conceito inovador do Westway LAB mantém-se nesta nova edição, incorporando várias vertentes que contribuem para a força e originalidade do conceito Processo, Pensamento e Produto:

:: Residências Artísticas que reúnem artistas nacionais e internacionais num processo criativo único ao longo de uma semana;

:: Conferências PRO, dedicadas a profissionais das diversas áreas da música, que abordam temas de relevo associados à atualidade da indústria da música e em torno das quais se reúnem profissionais nacionais e internacionais de destaque;

:: Talks entre os artistas, participantes das conferências, bem como o público e fãs, desvendando o processo criativo desenvolvido nas residências;

:: Concertos de artistas nacionais e internacionais que promovem a divulgação dos artistas nacionais junto de um público alargado e internacional.

No dia 9 de março será apresentado em conferência de imprensa, no Centro de Inovação da Mouraria em Lisboa, o programa completo do festival, residências artísticas bem como a conferência PRO desta edição. A conferência de imprensa conta com a presença dos organizadores do Westway LAB, Rui Torrinha e Nuno Saraiva, assim como de um membro da direção da Fundação GDA.

Os bilhetes para o Westway LAB já podem ser adquiridos através da plataforma Eventbrite.