Notícias

Behemoth em Portugal

Dois anos depois de, em Agosto de 2014, terem assinado uma atuação verdadeiramente demolidora no Vagos Open Air, os polacos BEHEMOTH regressam finalmente a Portugal para um muito aguardado espetáculo em nome próprio num recinto fechado. O quarteto composto por Nergal, Inferno, Orion e Seth sobe ao palco do Paradise Garage, em Lisboa, no dia 25 de Outubro e prometem uma atuação ainda mais intensa e, por certo, intimista, apoiada num alinhamento onde não vão faltar os clássicos mais venerados do grupo oriundo de Gdańsk. Como se isso não fosse razão mais do que suficiente para marcar já a última terça-feira de Outubro na agenda, os autores de «The Satanist» trazem na bagagem duas das mais excitantes propostas saídas do movimento black metal underground nos últimos anos. Também polacos, os MGLA têm mantido um fluxo constante de edições que culminou, em 2015, com o colossal «Exercises In Futility», um registo que consegue ser, ao mesmo tempo, frio e envolvente, e provar que há projetos capazes de empurrar os limites do que é possível fazer dentro de um género em que parece que já foi tudo inventado. Criatividade e arrojo são, de resto, qualidades algo que não faltam também aos alemães SECRETS OF THE MOON… Apesar da abordagem um pouco mais direta, «Sun», o mais recente registo do coletivo liderado pelo misterioso sG, editado no ano passado, é outra prova cabal de que, afinal, o black metal não tem de ser sempre tão hermético como muita gente parece pensar.

Um quarto de século e dez álbuns depois de terem sido criados por Nergal, os BEHEMOTH continuam a ser uma das bandas mais respeitadas e influentes da sua geração. «The Satanist», o mais recente registo de estúdio do quarteto polaco, é o exemplo perfeito disso mesmo – verdadeira declaração de intenções, de compromisso, determinação e, sobretudo, da capacidade de escrever algum do death e black metal mais poderosos alguma vez gravados. Registado na sequência de uma batalha do estratega do projeto com a leucemia que lhe foi diagnosticada em 2010, este é um registo de ressurreição; um conjunto de canções em que, em vez de se vergar a entidades divinas, a banda opta por mergulhar de cabeça em 45 minutos de arte bem obscura, desta vez mais black que death metal, mas que tanto se pode munir da sumptuosidade de guitarras que vão buscar influência às raízes blues do heavy metal como à violência do tremolo picking e dos blastbeats infernais que se tornaram populares durante os anos 90. Um exemplo de luta contra todas as adversidades, «The Satanist» prova de nada os pode parar – nem mesmo uma doença mortal.

É, de resto, de perseverança, resiliência e de uma força de vontade do tamanho do mundo que se tem feito uma carreira que, por esta altura, caminha a passos largos para a marca das três décadas. Criados numa altura em que a Polónia ainda não tinha qualquer tradição no que toca ao black metal ou à música extrema, os BEHEMOTH destacaram-se desde cedo dos seus pares, mas ainda tiveram de gravar três maquetas e cinco álbuns, fazer uma tour europeia e assinar com uma editora italiana antes de lançarem os dois petardos, «Satanica» e «Thelema 6», que lhes permitiram furar para fora do underground. No entanto, a partir do momento em que lançaram «Zoa Kia Cultus (Here And Beyond)», em 2002, não mais pararam de crescer, desenvolvendo um conceito visual mais elaborado e tornando, progressiva e paulatinamente, a sua música mais coesa, musculada, cirúrgica. Já na viragem do milénio transformaram-se numa verdadeira máquina de guerra que, apoiada em discos demolidores como «Demigod», «The Apostasy» e «Evangelion», conquistou o mundo, recolhendo aplausos unânimes que não encontram grandes precedentes na tendência de que saíram.

Os bilhetes para o concerto custam 23€, à venda a partir do dia 18 de Fevereiro, nos locais habituais.

1ª Parte: MGLA + Secrets of the Moon + Guests
Abertura de Portas: 19h00 – Inicio espetáculo: 19h30

Mais informações em http://www.primeartists.eu/index.php/agenda/6-behemoth-2016

Promotor – Prime Artists