A Música Independente faz parte do ADN do Vodafone Mexefest desde a sua génese. Como tal, a associação ao Mercado de Música Independente, enquanto enorme montra e também porta de conhecimento da nova música portuguesa, faz todo o sentido.

É assim que a segunda edição do MMI estará incluída na programação do Vodafone Mexefest, nos dias 27 e 28 de novembro no Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, espaço integrado no Museu de História Natural e da Ciência, alargando a experiência do Festival tanto no tempo como no espaço.

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Santo António juntamente com Rui Miguel Abreu, jornalista e divulgador de música nova, volta a reunir algumas das mais importantes etiquetas independentes nacionais. Nestes dias o Picadeiro Real estará aberto ao público, com acesso gratuito, e as editoras presentes oferecerão descontos a todos os portadores de pulseira de acesso ao Vodafone Mexefest. Selos como a Enchufada, Lovers & Lollypops, Discotexas, Kambas, Hey! Pachuco, Monster Jinx, Mano a Mano, Golden Mist, Lux Records ou Tomorrow is Now Kid já garantiram a sua presença estando, até agora, confirmadas mais de duas dezenas de editoras.

O Mercado estará aberto entre as 12 e as 19 horas, tornando-se no início perfeito para cada um dos dois dias de Festival, seguindo-se depois para os concertos que acontecem na Avenida. Todas as editoras terão ainda para oferecer ao público edições novas, edições raras, títulos já esgotados nos circuitos convencionais de distribuição e até edições exclusivas que só estarão disponíveis durante estes dois dias. Além de toda a ação que se concentrará nas bancas dos diversos selos representados, há que contar com dois dias recheados com showcases, dj sets no palco que equipa o espaço do Mercado de Música Independente e por onde poderão passar também para mini-apresentações alguns dos nomes que se encontrarão no cartaz deste ano do Vodafone Mexefest. Razões mais do que suficientes para que se marque presença.