Opinião Reviews

Country Playground, Turdus Merula

A essência rural que inspira os Country Playground, duo de Leiria que faz neste EP a sua estreia, está bem patente na capa do fonograma, que apresenta um melro (Turdus Merulla em latim), ave que com frequência também brinda os habitantes das cidades com o seu canto melodioso, nas madrugadas em que dele decide fazer uso.

CapaTurdusMerula

O country rock é a principal raiz da música desta formação, que conta com uma bateria e uma guitarra elétrica, mas influências de outros géneros dessa grande família que é o rock fazem também a sua aparição em algumas faixas, quer na de abertura (Grandpa´s Grave), com a abordagem mais trashy da guitarra, quer na faixa final, que mergulha no universo da surf guitar.

O ambiente dos temas que compõem este EP oscila entre o otimismo, a melancolia e a narrativa despretensiosa de episódios com recurso a um imaginário de matriz americana, lembrando por vezes o trabalho de um Neil Young. Mas trata-se no geral de um testemunho musical que em nenhum momento consegue estimular ou cativar. O motivo? Um som demasiado datado, com arranjos simplistas e previsíveis e letras relativamente desinspiradas. A isto não ajuda uma mistura em que a guitarra se sobrepõe em demasia à bateria e à voz, especialmente quando esta última prima por um registo grave, demasiado grave para dar uma outra vida àquela que tem potencial para ser a faixa mais bem conseguida do EP: Seas of Blood.

No geral, percebe-se as boas intenções da banda, mas estas não chegam para deixar uma marca positiva na memória de quem ouve este Turdus Merula.

Texto – Pedro Raimundo
Foto (Capa) – Ricardo Graça