Notícias

Festival F, Em Setembro a Música Portuguesa invade vila adentro

A Vila Adentro, zona histórica da cidade de Faro, prepara-se para receber alguns dos maiores nomes da música portuguesa actual, a que se juntam propostas de artistas emergentes, artes plásticas, street food, artesanato, cinema e animação de rua, naquela que será a segunda edição do Festival F.

O Festival F surgiu por iniciativa do Município de Faro e do Teatro Municipal de Faro, S.M. visando afirmar o concelho como um local privilegiado para a realização de um festival de verão, capaz de se diferenciar no calendário de eventos nacionais. A opção pela zona histórica da Vila Adentro foi consensual, devido ao seu inegável charme e envolvência patrimonial.

O Festival F assume a sua paixão pelo talento nacional, materializando-a numa programação que junta artistas consagrados, sangue-novo e bandas e intérpretes locais e regionais, que têm cada vez maior expressão e que tornam o panorama musical da região profícuo e estimulante.

Esta foi a receita de sucesso para a primeira edição, em 2014, que excedeu todas as expectativas da organização, em número de visitantes, em exposição mediática e muito particularmente no retorno que recebeu de quem esteve presente, ficando claro o potencial para a sua evolução e consolidação no contexto do panorama nacional dos festivais de verão. A qualidade do festival foi também reconhecida pela Europe Festivals Association, que após um processo de avaliação distinguiu o Festival F com o selo EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe.

As novidades para a edição de 2015 são muitas, desde logo os palcos pelos quais se distribuirão as actuações dos músicos e bandas. Aos palcos D. Afonso III, Museu, Quintalão e Castelo, juntam-se o País das Maravilhas – local emblemático onde se realizaram as primeiras edições da Semana Académica da Universidade do Algarve -, e o renovado Espaço Q.

A segunda edição do Festival F traz múltiplas razões para não perder estes dois dias de festa da música portuguesa em Faro. As artes plásticas integram o programa com três exposições na Fábrica da Cerveja, Adega do Castelo e Galeria Trem. Para além do artesanato de autor, que marcará presença em colaboração com o Palácio do Tenente, a comida de rua será uma aposta forte com a realização simultânea do primeiro festival de street food de Faro. A programação de cinema passará pela realização de sessões ao ar livre, no Espaço Q, dinamizado pelo Cineclube de Faro e associações culturais do concelho.

Há ainda animação especialmente pensada para os mais pequenos e famílias, com a novidade Baby F, que permitirá aos filhos desfrutar de actividades especialmente pensadas para crianças e aos pais aproveitar em pleno o Festival F.

CARTAZ 2015

Dia 4
António Zambujo
David Fonseca
Diogo Piçarra
Linda Martini
Márcia
Mónica Ferraz
Moullinex
Paus
Norberto Lobo
Filho da Mãe
Xinobi
João Lum
The Miranda’s

Dia 5
Deolinda
Carlão
Manel Cruz
Rita Redshoes
Virgem Suta
We Trust
D’Alva
Sara Paço
Mazgani
Peixe
Riot
Orblua
Mopho

Mais informação em https://www.facebook.com/FestivalFoficial | http://www.cm-faro.pt/