Concertos Reportagens

Mazgani apresentou “Lifeboat” no Lux

Mazgani finalmente edita o seu novo CD, numa “editora”, a Sony Music! Uma “releitura” muito pessoal de Mazgani de músicos que fizeram a sua época, “Lifeboat” foi apresentado na passada 5ª feira no Lux Frágil. A sala que acolheu Mazgani e a sua banda, e onde o próprio Mazgani se sente em casa e diz estar acompanhado pela sua “família”.

Álbum de covers, entre sonoridades a fazerem lembrar Nick Cave, e um Ottis Redding (“These Arms of Mine”) numa guitarrada em uníssono a puxar os graves, “Lifboat” é para todos os gostos! Um contrabaixo em placas de guitarra eléctrica, uma bateria mais ou menos ritmada, “I´m on my way ” na expressividade de uma superstar (já merecida?). “Friday´s child”, tema de Lee Hazelwood, como um dos momentos a destacar da noite.

O humor entendido pelo grupo de fans, que estando concentrado a meio e na frente da sala, foi facilitando a cumplicidade através do riso. Troca o pentear de cabelo pela guitarra, o que faz a sua fotografia mais composta, no pendurar da guitarra eléctrica no seu fato cinzento-escuro.

Agradecimentos no meio da expressiva felicidade de ter uma “editora à altura”, e capaz de “enviar euros para a sua conta bancária” (finalmente?)! Entre músicas, vai falando com o público, com os amigos e irmãos, entre estórias e outras coisas, canta “Dog at your door” tema sério que saí do “Common Ground” (anterior CD), e que canta com uma potência visceral que me surpreendeu!

Agradecimento e, uma vez mais, a apresentação do Fernando Távares (bateria), Sérgio Mendes (guitarra), Paulo Cavaco (teclado, piano e acordeão) e Victor Coimbra (baixo e contra – baixo).

Um encore e um salto para o meio do público, o que deixa os fotógrafos agradados! Mais de uma boa dúzia de temas, num Lifeboat meio apimentado, e que já se encontra em destaque no de glutinador francês há pelo menos 3 semanas!

Felicidades Mazgani!

Texto – Carla Sancho
Fotografia – Luis Sousa