Notícias

Scott Matthew, Um mundo para além da nostalgia

Scott Matthew tem um percurso discográfico incrível, acima de tudo pela diversidade da natureza dos projectos musicais em que se tem envolvido. Inicia a sua carreira em 2002, colaborando com o compositor japonês Yoko Kanno, com os temas “be human” e “Trip City”, para uma série japonesa (manga) “Ghost in the Shell”. No mesmo ano e ainda com o Yoko Kanno, compõe para uma longa metragem de animação “Cowboy Bebop: Knockin’ On Heaven’s Door”.

Em 2006 colabora com John Cameron Mitchell (EUA), para o seu filme “Shortbus”, com 6 canções. Passado 2 anos, funda a Elva Snow Band Project, com Spencer Cobrin (ex-membro de Morrisey), sonoridade ligada ao puro rock n’ roll desprendido e libertário, onde as guitarras são o mote para qualquer distorção.
Ainda em 2008, grava “Silent nights” tema maravilhoso que integra um EP de Natal, e lança o 1º álbum de originais, “Scott Matthew”.

Em 2009, saí o 2º álbum “There is an Ocean that Divides”, onde se “arrasta para as profundezas” num dueto sussurrado com Holly Miranda (“Dog”). No ano seguinte o único disco de Elva Snow foi reeditado pela Glitterhouse Records, e contou com uma nova capa artística e duas músicas inéditas, “Last Drink ” e ” Hollywood”.

2011 ano cheio de trabalho editado, onde colabora pela primeira vez com o compositor Rodrigo Leão, no álbum “A Montanha Mágica” com o tema “Terrible”. Na antítese de “Terrible”, compõem o tema “Beautiful” para o grupo alemão Rosenstolz (dueto formado por Anna R. e Peter Plate , originário de Berlim), no álbum “ Wir Sind Am Leben”.

Ainda em 2011, grava o 3º álbum de originais, “Gallantry’s Favorite Son”, e em Novembro edita mais um EP ao vivo (edição limitada, 2000 exemplares), “To Love is to Live”, com um videoclip da tornée da banda de Scott Matthew.

A presença das suas músicas continua a ter destaque na 7ª arte, e em “Five Dances”, filme de Alan Brown , são integrados 2 temas do músico, “Dog” e “Friends & Foes”. Colabora com a suíça Heidi Happy, no seu álbum “On The Hills”, no tema “Not Long Ago”. E pela segunda vez com Rodrigo Leão, a música “Incomplete” completa o álbum “Songs”.

Já em 2013, Scott Matthew lança um CD de covers, “Unlearned”, onde consegue fazer com que “reaprendamos” grandes temas contemporâneos, como o clássico “Love will tear us apart” de Joy Division.

Em 2014 regressa às bandas sonoras e compõe “Ruined Heart” para o filme com o mesmo nome, do realizador filipino Khavn de La Cruz . Esteve em competição no Festival de Cinema Internacional de Tokyo, “ Ruined Heart – Another Love Story Between a Criminal and a Whore. This is not a punk noir opera by Khavn”.

Em Março de 2015, Scott Matthew estreia o seu 5º e último álbum de originais “This Here Defeat”.

ScottMatthew_DiggiPack.indd

Um músico cheio de talento e versatilidade artística. Aquele músico que esperamos que nos encante e surpreenda amanhã no Cinema S. Jorge em Lisboa. Bom concerto!

Mais informação em:
Facebook Evento Concerto Lisboa – https://www.facebook.com/events/1534893286795618/

Pesquisa e texto: Carla Sancho