Notícias

Um verão anglo-saxónico

Mais uma semana de confirmações para festivais de verão passou, e continuou-se a verificar uma aposta em bandas inglesas e americanas para compor os cabeças-de-cartaz dos vários festivais. Blur, Franz Ferdinand & Sparks e Disclosure foram, porventura, os nomes mais sonantes que confirmaram a sua presença em Portugal no próximo verão.

Começando logo pelo festival que tem como slogan “O melhor cartaz. Sempre!”. O NOS Alive, ao contrário do ano passado, já tem o palco principal praticamente fechado, sendo que a grande novidade da última semana foi o regresso de Disclosure a Algés. A actuar no mesmo dia que Sam Smith ou Azealia Banks, o duo inglês deverá fechar o festival. O que parece este ano é que neste dia não há um nome realmente sonante, sendo que é apropriado usar a designação “co-headliner” para este dia.

Não que Sam Smith não atraia fãs, mas por si só podia revelar-se insuficiente, até porque ele esteve no NOS Alive ao ano passado, mas no palco secundário (que na altura já estava a rebentar pelas costuras, para desdém de Foster the People). Disclosure foi o escolhido para conseguir mais pessoas para o último dia de festival.

Também para este certame foram confirmados Marmozets, no palco principal, no dia 10 de julho, e Flight Facilities, para dia 11. Um NOS Alive que também teve uma novidade, ainda que implícita. A última semana marcou o lançamento da nova faixa dos Muse, Psycho, que está no mesmo registo rock que os britânicos nos deram nos últimos anos.

Quem sorriu foram aqueles que já adquiram bilhetes para o Super Bock Super Rock. Qualquer uma das três confirmações já veio a Portugal, e tem uma legião de fãs grande. Tanto SBTRKT, Franz Ferdinand & Sparks como Blur, mais do que proporcionar boa música, o ambiente que se gera durante as actuações é electrizante, pelo que notou-se mais uma aposta na atmosfera do festival que regressa a Lisboa.

Blur vem com um novo projecto Go Out, mas claro que a banda que se capultou para o sucesso com Song 2, também virá com outros êxitos para o palco principal, neste caso, o Meo Arena. Franz Ferdinand juntam-se a Sparks, ainda que não sejam headliners, estarão em Portugal para dar mais um show de rock. Já se sabe que o público gosta deles, que já são um habitué por aqui, até em festas académicas.

No que toca a outras novidades da semana, destaque para as primeiras confirmações para os Bons Sons. Agora que o festival passou a ser anual, a aldeia de Cem Soldos, receberá no próximo verão, Tó Trips, Nice Weather for Ducks, Trêsporcento e Retimbrar. Um início fortíssimo para este festival, restando esperar que as próximas confirmações sejam tão fortes como estas.

Vodafone Paredes de Coura também fez três confirmações na última semana. Fuzz, Allah-las e Steve Gunn são elementos a acrescentar ao festival nortenho que decorrerá no próximo mês de Agosto.

Mais informação em
NOS Alive – http://www.nosalive.com/pt/
Super bock Super Rock – https://superbock.pt/sbsr/pt/site.aspx
NOS Primavera Sounda – http://www.nosprimaverasound.com/
Vodafone Paredes de Coura – http://paredesdecoura.com/
Bons Sons – http://www.bonssons.com/

Texto – Carlos Sousa Vieira
Fotografia (Capa) – Lino Silva | NOS Alive | Everything is New