Backstage

Cheers Leaders: Os rapazes que só querem diversão

22:30, mais coisa menos coisa. Local: Bairro Alto, em Lisboa. O frio não incomoda os Cheers Leaders, que fielmente acompanhados pela cerveja, concederam uma entrevista ou melhor dizendo, uma conversa informal com o Música em DX. A banda, que tem um estilo “rock, mas que procura estilos diferentes”, ainda tem semanas de vida, mas têm sido “semanas divertidas”, como nos conta Tiago Marques (guitarra), Nelson Fontes (voz), Gil Ferreira (baixo) e Miguel Ferreira (bateria.)

Música em DX (MDX) – Como surgiu a banda?
Miguel: Estes meninos convidaram-me, já tinham um projecto [no final de 2014, terminaram o projecto The Bourbons], e vieram ter comigo. Criámos algumas malhas, já os conhecia de algum tempo, mas apenas de bandas amigas, tocámos algumas vezes juntos e pronto. Começou assim, pelo menos da minha parte.

MDX – Mas já eram amigos?
Todos: Sim, claro.
Nelson: Já tocámos noutros projectos, uns com os outros (risos).
Miguel: Menos eu.
Nelson: Mas tu és um outsider (risos).
Tiago: Nós os três [Tiago, Nelson e Gil] tínhamos uma banda, e no final do ano que passou, mas decidimos continuar com o projecto, e como já conhecíamos o Miguel, decidimos avançar. E ele aceitou. E em Janeiro, avançámos.

MDX – Sempre no mesmo género?
Tiago: Sim, sim. Na mesma linha.

MDX – E porquê o nome Cheers Leaders?
Tiago: Acho que o nome por si, já diz algo. Nós gostamos bastante da noite. (risos) Também gostamos do dia, mas à noite é melhor. O convívio, o brindar com o pessoal, é isso. São as vivências e as experiências nocturnas. É uma das principais razões pela qual se baseia este nome.
Gil: Surgiu. Daí fazermos os brindes com esse nome. Muitas vezes nos concertos. Também queríamos um nome que ainda não existisse. Procurámos na net, e ainda não existia. E é um trocadilho engraçado. Depois temos o nosso símbolo.

MDX – E como é que têm corrido as seis semanas de existência da banda? Como é que têm corrido os ensaios?
Tiago: Têm corrido bem.
Miguel: Já começámos a fazer um temazinho ou outro, e demos uma roupagem nova a algumas coisas que eles já tinham pensado.

MDX – Agora têm o concerto no próximo fim de semana no Paradise Garage. O que esperam?
Nelson: Para nós o concerto vai ser um ponto de viragem importante. Ensaiar é fixe mas precisamos de ver no concerto. Já tocámos ao vivo, mas vai ser uma primeira experiência com o Miguel. Apesar de já sabermos o que é que vamos contar. Vamos ver como é que resulta a química entre nós ao vivo. Se continuarmos na mesma linha dos ensaios vai correr bem.

MDX – Quais são as vossas inspirações?
Nelson: Nas nossas experiências e vivências, procuramos transmitir aquilo que gostamos na música. Como uma boa churrascada, um bom convívio. Temos músicas com temas mais sérios, mas procuramos incluir o espírito rock n roll, numa festa ao vivo. Apesar de trabalharmos no projecto, profissionalmente, gostamos que a cena seja mais tranquila. Profissional no concerto, mas a sua envolvência tem de ser fixe. Tem de ter diversão. Finalmente o conseguimos, e até o próprio nome da banda se encaixa.

MDX – Qual é o feedback dos vossos amigos, se é que algum já assistiu aos vossos ensaios?
Nelson: Ainda só tivemos um amigo nos nossos ensaios, mas disse que a música estava catchy.

MDX – O disco está nos vossos planos futuros?
Nelson: Sim, mas ainda não sabemos de datas em concreto, mas vamos começar a gravar em breve.

MDX – Se pudessem descrever a vossa banda numa frase, como descreviam?
Tiago: Eu era diversão, mas é uma frase…
Miguel: Tem de haver sempre diversão!
Nelson: Definir a banda numa frase é complicado… Daniel [o manager dos Cheers Leaders], define-nos numa frase!
Daniel: São uns bêbados!

Texto – Carlos Sousa Vieira
Fotografia – Rita Justino

Mais informação sobre a banda em
https://www.facebook.com/cheers.leaders.2015?ref=ts&fref=ts