Concertos Reportagens

“NUNO PRATA” CANTAUTOR NA ZDB

Embora os Ornatos Violeta tenham terminado a sua carreira como banda, Nuno Prata continua intimamente ligado a essa relação por mais anos que se passem. Podíamos começar assim um texto sobre o concerto de Nuno Prata se o músico não fosse o que é hoje. Libertou-se dessa intimidade em 2006 quando lançou o seu primeiro álbum já com Nicolas Tricot (Nico) – baterista que o acompanha desde então – num registo que em nada se assemelha ao que fazia como baixista de Ornatos.

É sem qualquer questão um dos cantautores de maior referência e talento que conhecemos e prova disso é o facto de ter lançado “Todos os dias fossem estes outros” em 2006, “Deve haver” em 2010, e no ano passado o seu álbum homónimo, “Nuno Prata”, que é um regalo para os ouvidos, e que teve a colaboração entre outros de Manel Cruz, seu companheiro Ornatos de longa data que teve entretanto outros projectos como Pluto e Supernada.

A par de Nico, Nuno Prata autor e compositor das suas letras e canções apresentou-nos no magnifico espaço da Galeria Zé dos Bois o seu último álbum, em ambiente propício e a seu gosto com o público bem próximo do palco como é costume na ZDB, e nós deliciámos-nos com isso. Viajámos um pouco pelo passado recente com “Figuras Tristes” ou “Pobre de mim” do primeiro álbum, ou, “Mais um belo dia” ou “Estar tudo mal não te trás saúde nenhuma” do segundo álbum, e porque o tempo passou a voar, rapidamente chegámos a “Nuno Prata” com “Agora é que é” ou “Às voltas (fiz por me lembrar de ti) que Nuno confessou não ter escrito originalmente para si, mas dado o afeto com que ficou pelo tema, resgatou-o para sempre recordarmos como seu.

Nuno Prata (Guitarra e Voz), Nicolas Tricot (Bateria e Percursões) e Nicolau Fernandes (Baixo e Teclado) continuam a apresentação de “Nuno Prata” pelo país acima com a seguinte agenda para os próximos tempos:
– 31 de Janeiro – FNAC Leiria
– 7 de Fevereiro – FNAC NorteShopping (Porto)
– 14 de Fevereiro – Casa da Guitarra (Porto)
– 19 de Fevereiro – Teatro Municipal Bragança
– 20 de Fevereiro – Club Vila Real (Vila Real)

Mais informação em :
http://nunoprata.bandcamp.com/
https://www.facebook.com/nuprata?fref=ts

Texto – Carla Santos
Fotografia – Luis Sousa