Notícias

7º Aniversário BranMorrighan no Musicbox Lisboa

O blogue BranMorrighan comemora sete anos de existência e pelo segundo ano consecutivo leva ao Musicbox três projectos que reflectem a diversidade e qualidade do melhor que se faz na música portuguesa. Da guitarra acústica de MAHOGANY que nos transporta até à Islândia ao poderoso e versátil baixo de O Manipulador, a noite termina com uma actuação que reúne dez músicos de cinco projectos diferentes num concerto que promete ser único e memorável – Thunder & Convidados. Tendo como base os músicos de Thunder & Co. – Rodrigo Gomes e Sebastião Teixeira – o concerto terá como convidados Alex D’Alva Teixeira (D’Alva), Ariel Rosa (Boss AC), Ben Monteiro (D’Alva), Carol B (D’Alva), Frederico Costa (Cut Slack), Maria do Rosário (Mirror People), Nuno Sarafa (X-Wife) e Rui Maia (Mirror People).

Thunder & Co

Thunder-Co-ArlindoCamacho-1024

Thunder & Co. são uma banda de música de dança a atirar para o emocional cujo som é caracterizado pelas batidas balançantes envoltas em acordes tristonhos e ambientes tensos. Pelo menos é o que tem saído da fábrica de trovões em Lisboa, propriedade de Rodrigo Gomes e Sebastião Teixeira. Estes dois amigos casam os gostos, discutem, negoceiam e, juntamente com o seu fiel produtor, Duarte Ornelas, chegam ao som dos Thunder & Co.

Nociceptor é o nome do álbum de estreia deste grupo “disco-lamechas” e tem 10 músicas (incluindo “Apples”, single de avanço para este disco, e “O.N.O.”, single que até aqui só tinha sido editado digitalmente). Para ajudar a contextualizar a sonoridade deste longa duração, é preciso dar atenção ao nome do mesmo. Os nociceptores são os receptores sensoriais do corpo que nos dão a percepção da dor. Estas canções são doridas e carregadas de insegurança.

Foram nomeados para Melhor Actuação ao Vivo – Artista Revelação by Antena 3 nos Portugal Festival Awards, evento que decorreu em Novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e onde tocaram o novo single, “N.I.K.”, com orquestra, que foi editado posteriormente com remixes de Cut Slack e Mr. Herbert Quain https://soundcloud.com/thunderco/sets/n-i-k

Para o concerto do 7º Aniversário do Blog BranMorrighan no Musicbox os Thunder & Co. convidam Alex D’Alva Teixeira (D’Alva), Ariel Rosa (Boss AC), Ben Monteiro (D’Alva), Carol B (D’Alva), Frederico Costa (Cut Slack), Maria do Rosário (Mirror People), Nuno Sarafa (X-Wife) e Rui Maia (Mirror People) para um concerto único e inesquecível.

Facebook – https://www.facebook.com/ThunderAndCo

O Manipulador

OManipulador-1024

“Membro hiperactivo na música portuguesa desde o início dos anos 00, Manuel Molarinho tem percorrido mundo em apresentação de uma panóplia de linguagens musicais que reflectem a sua ligação umbilical a mais de uma dezena de bandas e projectos ao longo dos anos. Mas foi na pele d’O Manipulador que derreteu os nossos corações. Embora uma one-man-band assumida, O Manipulador é muito mais que isso. Qual Hidra mitológica, os pedais, os loops e uma abordagem aventureira das quatro cordas desdobram-se (e multiplicam-se) em canções pegajosas e memoráveis. Neste universo em expansão, há ecos de Om ao lado dos Sonic Youth, laivos de punk do século passado pintados com o negro aveludado dos Morphine e dos Tindersticks. Acima de tudo, é notória uma confluência de estéticas que só a solidão d’O Manipulador permite conjugar. Em palco, onde todas estas referências ganham vida e corpo, O Manipulador faz-se acompanhar sempre que possível do artista visual Eduardo Cunha. À música, junta-se uma componente imagética tantalizante e pouco habitual, que ajuda a transformar a música d’ O Manipulador numa viagem sensorial.”

Texto de António M. Silva

Facebook – https://www.facebook.com/omanipulador/

Mahogany

Mahogany-1024

O que começou como um teste de reverberação virou uma composição e inspirou um conceito. Em “a house in iceland”, Duarte Ferreira procura distinguir o genuíno do artificial, um exercício platónico, através de composições texturais e ambientais. Num cenário em que os álbuns se apresentam como colecções de singles, “MAHOGANY” prefere a narrativa, traçando uma viagem tão alegórica quanto real. Gravado num estúdio improvisado no seu quarto, de frente para uma estante com livros, álbuns e filmes, as gravações não escondem os passos, os sons da cadeira ou da roupa contra o corpo da guitarra, a que se juntam a reverberação e o lo-fi e fragmentos de Frank Lloyd Wright, John Coltrane e Manoel de Oliveira, entre outros.

Facebook – https://www.facebook.com/mahoganysounds/

A entrada custa 7€, já se encontra à venda no website Bilheteira Online, e é um evento recomendado pelo Música em DX.

CartazBranMorrighan-1024

O Música em DX tem o prazer de anunciar a sua parceria oficial com o Blog Bran Morrighan para este evento.

Mais informação em

Evento Facebook – https://www.facebook.com/events/1678603209049457/
Facebook Blog Bran Morrighan – https://www.facebook.com/blogbranmorrighan/?fref=ts
Websiye Blog Bran Morrighan – http://www.branmorrighan.com/

Cartaz – Marta Banza
Fotografia – Arlindo Camacho (Thunder & Co) | Sofia Arriscado (O Manipulador) | Teresa Perdigão (Mahogany)