Crónicas Opinião

Tricky em Lisboa e Porto, já na próxima semana

No passado dia 27 de Janeiro o britânico Adrian Nicholas Matthews Thaws completou 50 anos de idade e 12 álbuns de estúdio. De nome artístico “Tricky”, foi reconhecido no mundo da música como o fundador do trip hop, onde a irreverência do rap e do Hip-pop se harmonizam com sonoridades electrónicas arrojadas. Um dos elementos originários dos The Wild Bunch em finais dos anos 1980 (mais tarde em 1987, Massive Atack), Tricky editou o seu primeiro álbum a solo “Maxinquae” em Fevereiro de 1995, com a colaboração de Martina Topley Bird. Considerada por muitos a “musa” inspiradora de Tricky (o casal tem uma filha em comum), Martina volta a colaborar no último CD do músico “Ununiform” (2017), no tema fortíssimo When we die.

Composições auto-biográficas, sobre um passado que o tem acompanhado nos suspiros dos refrões, na semântica das letras ou nos desenhos gravados na sua epiderme. Adrian é um performer completo, tendo desempenhado alguns papeis em séries de TV como “Girlfriends” (2005), talk shows ou longas-metragens como “O Quinto Elemento” (Luc Besson, 1997).

De volta a Portugal para dois concertos, próximas 3ª e 4ª feira (27 e 28 de Fevereiro) no Lisboa ao Vivo e no Hard Club no Porto respectivamente, Tricky traz um alinhamento que percorre a sua longa e resistente carreira. Destaque para o último trabalho editado em 2017 “Ununiform”, onde as vozes femininas têm uma vez mais uma presença significativa. Concertos aguardados com grande expectativa, onde a irreverência e o inesperado serão certamente os ingredientes principais.

Texto – Carla Sancho