Notícias

Black Bombaim em residência para construírem novo disco

Arranca em Dezembro o processo de criação que irá resultar no novo disco dos Black Bombaim, a ser editado, via Lovers & Lollypops, no segundo semestre de 2018. Um ano após a edição do longa duração colaborativo com Peter Brötzmann, o trio juntar-se-á a três músicos e produtores nacionais num ciclo de residências artísticas que reinventa o processo criativo da banda. Jonathan Saldanha (HHY & The Macumbas), Pedro Augusto (Ghuna X) e Luís Fernandes (Peixe:Avião) responderam afirmativamente ao desafio lançado pelos Black Bombaim para desenvolverem uma peça original a ser interpretada, em conjunto, pelo compositor e pela banda. Desconstruindo o habitual processo de criação, os Black Bombaim entregam assim a composição musical a três figuras da música exploratória portuguesa, num processo a ser concluído em três residências artísticas distintas.

O projecto, que integrará ainda a edição de um documentário, conta com o financiamento do Criatório, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto destinada ao apoio à criação artística contemporânea.

A composição a três tempos arranca já em Dezembro, com o encontro entre os Black Bombaim e o universo de Pedro Augusto, onde os timbres adquirem tonalidades e formas novas assim revelando novas perspectivas em motivos dadaísta e texturas estimulantes. Músico e compositor nos projectos Ghuna X e Live Low, Pedro Augusto tem também conduzido um largo percurso na composição de bandas sonoras nas áreas de dança contemporânea, teatro e cinema, colaborando com nomes como Ana Rocha, André Gil Mata, Ana Borralho, João Galante, entre outros.

A residência culminará com uma apresentação pública do trabalho, em formato ensaio aberto, a 16 de Dezembro no Círculo Católico e Operário do Porto (CCOP). A entrada será livre.

As sessões com Jonathan Saldanha e Luís Fernandes terão lugar Janeiro e Fevereiro, respectivamente, e ocuparão outros espaços icónicos da cidade Invicta. O projecto será documentado por um filme-ensaio sobre a criação musical e a sua relação com a paisagem enquanto espaço de criação de mitologias e de somatização de fantasmas. Esta operação fílmica e sonora, realizada por Miguel Filgueiras com argumento de Manuel Neto, responderá à forma de uma trilogia, que será também a trilogia musical composta pela banda Black Bombaim em processo de trabalho com três compositores distintos: Ruína e Memória | Espaço Sideral | Mundo.

Black Bombaim sobre Pedro Augusto:

“A relação de Black Bombaim com Pedro Augusto data já desde 2010, aquando a edição do primeiro longa duração da banda, “Saturdays and Space Travels”, ficando o também conhecido como Ghuna X a cargo da masterização do álbum. Ao longo dos anos colaboramos várias vezes como em participações de improvisação em espetáculos ao vivo e no segundo disco, “Titans”. Também Ricardo Miranda, elemento dos Black Bombaim, participou no actual projecto de Augusto Live Low. A simbiose que temos com o produtor foi preponderante para a escolha neste projecto pelas suas capacidades de composição e improvisação, além do conhecimento profundo que tem da sonoridade de Black Bombaim.”

+info em facebook.com/blackbombaim/